Na trilha destes relatos, o livro de d. Carlos Tasso se insere em duas frentes. A primeiro é de agregar valor historiográfico a trabalhos que já contribuíram com o tema, a exemplo da biografia As barbas do imperador, de Lilia Moritz Schwarcz, agraciada pelo prêmio Jaboti. A autora brinca e chama o monarca de “imperador itinerante”, trazendo a curiosidade de ter um chefe de estado interessado pelas ciências e a cultura em geral num país escravista como o Brasil. Em outra linha, a historiadora Mary del Priore, em o recente O castelo de papel, numa biografia cruzada sobre a filha do imperador, a princesa Isabel (1846-1921) e o príncipe francês Luís Gastão – Conde d'Eu (1842-1922), chama atenção para o fato das longas viagens: a ausência de uma política de sucessão no Império. A monarquia, sim, caiu! O imperador deixou saudades e admiradores, nem que eles estejam restritos à esfera familiar ou dos leitores de história.Seguidores
Para Que Vim
Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.
Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.
Texto: Gilberto Lopes
Criador do Blog.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Literatura » Novo livro revela detalhes da intensa vida de D. Pedro II
Na trilha destes relatos, o livro de d. Carlos Tasso se insere em duas frentes. A primeiro é de agregar valor historiográfico a trabalhos que já contribuíram com o tema, a exemplo da biografia As barbas do imperador, de Lilia Moritz Schwarcz, agraciada pelo prêmio Jaboti. A autora brinca e chama o monarca de “imperador itinerante”, trazendo a curiosidade de ter um chefe de estado interessado pelas ciências e a cultura em geral num país escravista como o Brasil. Em outra linha, a historiadora Mary del Priore, em o recente O castelo de papel, numa biografia cruzada sobre a filha do imperador, a princesa Isabel (1846-1921) e o príncipe francês Luís Gastão – Conde d'Eu (1842-1922), chama atenção para o fato das longas viagens: a ausência de uma política de sucessão no Império. A monarquia, sim, caiu! O imperador deixou saudades e admiradores, nem que eles estejam restritos à esfera familiar ou dos leitores de história.

Nenhum comentário:
Postar um comentário