Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 9 de abril de 2013

POESIA: Louro Branco, grande humorista da poesia

Francisco Maia de Queiroz, o popular Louro Branco, Poeta, repentista e compositor, nasceu dia 02 de Setembro de 1943 na Vila Feiticeiro no município de Jaguaribe - CE. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas seguintes cidades: Jaguaribe – CE, Jaguaretama –CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde mora desde 1991, e aonde pretende permanecer.
Cantou em vinte estados do Brasil, com todos os maiores cantadores do Nordeste, participou em mais de 400 festivais, tem ao todo mais de 700 composições, condecorado como o maior cantador do Brasil, titulo dado pelo famoso poeta compositor e presidente da Classe, o baiano* Rodolfo Coelho Cavalcante.
Chegou a cantar para o ex-presidente José Sanei, publicou dois livros, 1º: A Natureza Falando, e 2º: Da Casca Até o Miolo, e está partindo para seu 3º livro.
Casado com Maria Gomes de Souza Queiroz, 6 filhos e 11 netos. Hoje com 39 anos** e em plena atividade.


O CASAMENTO DOS VELHOS
Tem certas coisas no mundo
Que eu morro e num acredito
Mas essa eu conto de certo
Dum casamento bonito
De um viúvo e uma viúva
Bodoquinha Papaúva
E Tributino Sibito              

O véio de oitenta ano
Virado num estopô
A véia setenta e nove
Maluca por um amor
Os dois atrás de esquentar
Começaram a namorar
Porque um doido ajeitou

Um dia o véio comprou
Um corpete pra bodoquinha
Quando a véia foi vestir
Nem deu certo, coitadinha
De raiva quase se lasca
Que o corpete tinha as casca
Mas os miolo num tinha



No dia três de abril
Vêi o tocador Zé Bento
Mataram trinta preá
Selaram oitenta jumento
Tributino e Bodoquinha
Sairam de manhazinha
Pra cuidar do casamento

O veião saiu vexado
Foi se arranchar na cidade
Mandaram chamar depressa
Naquela oportunidade
O veião chegou de choto
Inda deu catorze arroto
Que quase embebeda o padre

O padre ai perguntô:
Seu Tributino, o que pensa,
Quer receber Bodoquinha
Sua esposa, pela crença?
O veião dixe: eu aceito
Tô tão vexado dum jeito
Chega tô sem paciência 

E preguntô a Bodoquinha:
Se aceitar esclareça
A véia lhe arrespondeu
Dando um jeitim na cabeça
Aceito de coração
Tô cum tanta precisão
Tô doida que já anoiteça

Casaram, foram pra casa
Comeram de fazer medo
Conversaram duas horas
Uns assuntos duns segredo
E Bodoquinha dixe: agora,
Meu pessoá, vão embora
Que eu quero drumi mais cedo

O véi vestiu um pijama
Ficou vê uma raposa
A véia de camisola
Dixe: óia aqui sua esposa
Cuma é, vai ou num vai?
O veião dixe: ai, ai, ai
Já tá me dando umas coisa

A véia dixe me arroche
Cuma se novo nóis fosse
O véio dixe: ê minha véia
Acabou-se o que era doce
A véia dixe: é assim?
Então se vai dar certim
Que aqui também apagou-se

Inda tomaram uns remédio
Mas num deu jeito ao enguiço
De noite a véia dizia:
Mas meu véi, que diabo é isso?
Vamo vendê essa cama
Nóis sempre demo na lama
Ninguém precisa mais disso

A véia dixe: isso é triste
Mas esse assunto eu esbarro
Eu já bati o motor
Meu véi estrompou o carro
Ê, meu veião Tributino
Nóis dois só tem um menino
Se a gente fizer de barro.

Fonde: Acorda Cordel 



 Versos de Louro Branco 


Cantador como eu ninguém num fez
Deus deixou pra mandar muito depois
Que se cabra for grande eu dou em dois
E se o cabra for médio eu dou em três
E se for bem pequeno eu dou em seis
Que a minha riqueza é bem total
Cantador como eu não nasce igual
Que ou nasçe mais baixo sou mais estreito
Repentista só canta do meu jeito
Se for fora de série ou genial.

Acho bonito o inverno
Quando o rio está de nado
Que o sapo faz oi aqui
Outro oi do outro lado
Parece dois cantadores
Cantando mourão voltado.


Cantando com VALDIR TELES, o colega perguntou onde LOURO residia e depois disse o seguinte:

QUALQUER DIA, MEU COLEGA
VOU CONHECER SUA CASA...

LOURO pegou na deixa e falou:

MEU CUMPADE, A MINHA CASA
É UMA CASA TÃO FEIA...
D'UM LADO É UM CEMITÉRIO
DO OUTRO LADO A CADEIA
D'UM LADO SE COME TERRA
DO OUTRO SE COME PEIA.


Noutra oportunidade, cantando à Natureza, disse:

Admiro a Natureza
Mar vomitando salinas
Lajedos de corpos nus
Com as pedras cristalinas
E as serras, túmulos rochosos
Onde Deus sepulta as minas

Noutra oportunidade, cantando com Sebastião da Silva, outro poeta de primeira grandeza, e falando da herança que deveria deixar para a família, saiu-se com essa:

No dia que eu morrer
Deixo a mulher sem conforto
Roupas em malas guardadas
E o chapéu em torno torto
E a viola com saudades
Dos dedos do dono morto.
  
Fonte: Nos bordões da viola

10 comentários:

  1. Esse louro Branco é um poeta sensacional, gosto demais de suas poesias, elas nso faz ri muito. quando der psota mais coisas dele.
    abraços.
    Pedro Alex - Serra Talhada - PE

    ResponderExcluir
  2. LOURO BRANCO É UM POETA
    MAESTRO DA POESIA
    MISTURA EM VERSOS DE HUMOR
    TRISTEZA AMOR E ALEGRIA
    CRIA UM CAMPO DE ATRAÇÃO
    QUE OUTRO GÊNIO NÃO CRIA

    TARCISIO - Fortaleza/CE, 24/05/2013

    ResponderExcluir
  3. Louro branco é diferente
    pelos versos que ele faz
    pensa ligeiro de mais
    e canta diariamente
    o que canta vem da mente
    com reflexo e rapidez
    o que louro branco fez
    não merece ir pro banco
    poeta igual Louro Branco
    Deus só criou uma vez

    Roberto Oliveira - Jaguaribe Ce

    ResponderExcluir
  4. EU QUERIA SABER COMO FAÇO PRA SABER O NOME DE UMA CANÇÃO QUE FALAR ASSIM DO MEU CEU NEGRO ACABOU-SE O ÚLTIMO ASTRO SO RESTA O RASTRO DO AMOR QUE DEUS NÃO QUIS?????

    ResponderExcluir
  5. Já promovi algumas cantorias com o grande Louro Branco aqui em Serra da Raiz/PB. Soube que o poeta encontra-se com com problemas de saúde. Gostaria de saber como se encontra esse ícone da cultura popular nordestina, para quem mando um grande abraço.
    Júnior dos Correios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou neta dele,e ele está sim com problemas de saúde, infelizmente não canta mais .. e também não saí mais de casa .. se quiser fazer uma visita será muito bem recebido . Agradeço pelo carinho

      Excluir
  6. Bom dia, como faço pra conseguir o poema matuto de Louro Branco, que possui uma das estrofes: Nunca arrumei namorada/no tempo que era rapaz/quando eu caçava um cartaz/as moça dava risada/a vista num gozá nada/casei mode ter respeito/mas quando a sorte e nojenta/quanto mais coisa se inventa/mas fica ruim pro sujeito!

    ResponderExcluir
  7. Titulo:
    Em nome de todos com gratidão, por você ter existido.
    01
    O nordeste estar de luto
    Pela a perca de um ser
    Da nossa humanidade
    Pra todos o bem querer
    Com a partida deste poeta
    Ficaram muitos sem entender
    02
    Pra melhor assim dizer
    Ele foi pro reino da gloria
    Deixando o seu legado
    Escrito em muitas historia
    Que Deus guarde ao seu lado
    Aqui guardamos na memória
    03
    Francisco Maia de Queiroz,
    Louro Branco o popular
    Um poeta e repentista
    Você pode me acreditar
    Foi um grande compositor
    O melhor em todo lugar
    04
    Nasceu em dois de setembro
    Em mil novecentos e quarenta e três
    Porém na Vila Feiticeiro
    Conto-lhe um pouco pra vocês
    O município foi Jaguaribe
    Na certeza não digo talvez
    05
    Louro Branco era um poeta
    Que encantava ao se apresentar
    Com seu bom humor e brincalhão
    E seu jeito de improvisar
    Começou aos dose anos
    Nunca mais quis parar
    06
    Cantou com os maiores repentistas
    De quatrocentos festivais participou
    Deixa setecentas composições.
    E só o ensino mediu estudou
    Entretanto as profissões exercidas
    Foi pescador, agricultor e vendedor.
    07
    Foi um vendedor ambulante
    Deram experiência e expressão
    Aliada a sua então sabedoria
    Na faculdade da vida teve formação
    Foi uns maiores ícones do repente
    Que deixou esse legado e recordação
    08
    Era uma rapidez de raciocínio
    Que nos causava admiração
    Louro Branco você e será
    Um ser da nossa recordação
    Aqui deixo o meu lamento
    Em nome de todos com gratidão


    Autor:
    Poeta Barbosa filho

    ResponderExcluir
  8. LOURO BRANCO CEARENSE
    POETA ESPETACULAR
    DEIXOU NA TERRA UM LEGADO
    DE POETA POPULAR
    CANTOR TRISTEZA E ALEGRIA
    HUMOR PAIXÃO HARMONIA
    PRA QUEM QUISER ESCUTAR

    ResponderExcluir
  9. Foi na poesia um mestre
    Valeu muito mais que ouro
    No nordeste, um expoente
    Para a cultura, um tesouro
    Saudemos com alegria
    Viva a nossa poesia
    Viva para sempre LOURO!!!

    ResponderExcluir