Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Poesia: "Realidade da vida", a poesia de João Gomes Correia "João Bem-te-vi"

Foto de Gilberto Lopes.

Poucas pessoas sabiam, mas João Gomes  Correia “João Bem-te-vi” de São José do Egito, brincava de fazer versos nas horas de lazer, uma pessoa permanentemente bem humorada e divertida que tinha uma grande disposição espirituosa. Para cada pessoa que conhecia sempre colocava um apelido. Foi mecânico e músico, onde tocou em diversos carnavais no Clube Hotel de sua cidade nas décadas de 70 e 80. Ele será sempre lembrado por nós Egipcienses, onde se tornou uma personalidade divertida de nossa cidade por seu bom humor constantemente. Tive o grande prazer de conhecer grande parte de suas poesias, onde a maior parte delas eu a digitei. Compartilho aqui neste espaço duas de suas poesias para que fique na nossa memória a grandeza e a simplicidade de seus versos. 

Realidade da vida

A intempérie dos anos
Mudou meu comportamento
Tingiu meus cabelos negros
Com um branco nevoento
É o pincel da idade
Pintando a realidade
Do meu envelhecimento

Mas, tomei conhecimento
Das coisas que não previ
Ao me olhar no espelho
Aí é que percebi
Que essas rugas no rosto
São as parcelas de imposto
Do tempo que já vivi

João Gomes Correia - 30 de janeiro de 2003


Gosto da simplicidade
Porque nasci dentro dela
Numa casinha pequena
Humilde pobre e singela
Nesse jardim de humildade
Mãe era a rosa mais bela

Me  nutri do sangue dela
Sem nada dar de retorno
E ainda tinha o adorno
Do seu abraço apertado
Mãe por tudo que lhe devo
Não pago mesmo queimado

João Gomes Correia – 12 de maio de 2006

CANTIGAS E CANTOS

2 comentários:

  1. João conhecido bem te vi.
    Esse apelido faz jus ao valor espiritual desse poeta que sempe via o mundo como um pássaro canoro. eu muito o conheci e com ele tive vários bate papo poéticos.
    Meu amigo poeta.
    João Gomes correia.

    ResponderExcluir