Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 5 de agosto de 2017

Morre a pifeira Zabé da Loca, aos 93 anos, em Monteiro



Zabé da Loca

Zabé da Loca

Morreu na manhã deste sábado (5), aos 93 anos, a pernambucana Isabel Marques da Silva, conhecida como Zabé da Loca, na cidade de Monteiro, a 305 km de João Pessoa. Ela ficou conhecida não só por tocar pífano, como também por morar durante 25 anos em uma gruta na Zona Rural da cidade. Comente no fim da matéria.

Nascida em Buíque (PE), Zabé da Loca era pifeira conhecida em todo o Brasil e chegou a gravar discos em 2003 e 2008, sendo condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e eleita ‘Revelação da Música Brasileira’ no Prêmio de Música Brasileira.

O apelido dela foi dado justamente por causa do tempo que passou na gruta, uma ‘loca’, onde era cercada não só de pedras, mas também de duas paredes de taipa. Ela teve morte natural.


O velório de Zabé ocorre a partir das 13h deste sábado (5), no Memorial Zabé da Loca, no Sítio Tungão, na fazenda Santa Catarina, em Monteiro, e o sepultamento está previsto para acontecer neste domingo (6), às 10h, no cemitério municipal.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, assinou decreto de luto oficial por três dias em virtude do falecimento de Zabé da Loca. "Monteiro perde uma reconhecida artista musical, que do seu jeito ímpar levou o nome de nosso município pelo Brasil e até ao exterior mostrando a nossa cultura e a construir sua história. Neste momento que expressamos o nosso sentimento de perda, externamos nosso pesar a todos familiares e aqueles que se dedicaram de corpo e alma pela manutenção de sua vida enquanto possível”, registrou a prefeita Anna Lorena.

Portal Correio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário