Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Poesia: "Cante o que eu sinto poeta, que eu sinto e não sei cantar." um poema de Aluísio Lopes

Foto de Aluisio Lopes.

Cante o que eu sinto poeta, 
que eu sinto e não sei cantar.

...Eu admiro um poeta
Desavessar sentimento
Dizer tudo num momento
Contar historia completa
Ver curvas na estrada reta
Pelejar sem pelejar
Já eu pelejo contar
Mas eu nunca acho a meta
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar

Quando escuto um cantador
Fico dentro ‘me bulindo’
Vendo o seu verso tão lindo
Sua forma de compor
Mas não sei botar a cor
Sou broco não sei pintar
Queria tanto encontrar
Minha arte é incompleta
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar

Eu vejo as letras faladas
Parecem com o que sinto
É bem verdade não minto
Já as ‘minhas’ são caladas
Soluçam entrecortadas
Com vontade de falar
Misturam num lacrimar
Gosto salgado na certa
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar

Eu fico olhando os poetas
Admirando demais
Fazer como ‘você faz’
Idéias, rimas tão certas
Abstratas ou concretas
Tudo certo no versar
Quando vejo improvisar
Um vate,vejo um profeta
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar


Poeta, meu coração
Tem segredo até demais
Eu quero viver em paz
Mas ela escapa da mão
Já procurei direção
Muito difícil de achar
Ah se eu pudesse versar
Mas sou um pobre pateta
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar

Sai de casa tangendo
Um lote se sentimento
É tanto meu sofrimento
Tenho um coração gemendo
Do tanto que ta sofrendo
Procuro, não sei contar
Eu vim para lhe escutar
Cante a cantiga correta
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não se cantar

Há se eu soubesse parar
O que sinto, com poesia
Mas essa paralisia
Não me deixa propagar
Se for preciso pagar
Eu sou capaz de pagar
Poeta faça estancar
Essa sangria me afeta
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar

Um doutor eu não procuro
Meu tempo, não vou perder
Ele não vai perceber
Que o meu dia é escuro
Ela está por traz do muro
Razão deste meu penar
Passo a noite a serenar
Pois só ela me completa
Cante o que eu sinto poeta
Que eu sinto e não sei cantar

Glosas: Aluisio Lopes
 Mote: Domínio Popular


CANTIGAS E CANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário