Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 11 de junho de 2016

POESIA: Otacílio Batista, a voz do uirapuru

 Otacílio Guedes Patriota, mais conhecido como Otacílio Batista, nasceu a 26 de setembro de 1923 em São José do Egito (PE) e morou na Paraíba desde 1977. Membro de uma família onde contabiliza mais de cem cantores e poetas,  ingressou definitivamente na carreira musical quando fez sua primeira cantoria, na tradicional festa de Reis, realizada em sua cidade natal, no dia 6 de janeiro de 1940.

Numa época em que os repentistas eram mais aventureiros, Otacílio se apresentava por várias cidades do interior nordestino, juntamente com os irmão Lourival e Dimas Batista. Nesse ritmo, rapidamente aprimorou seu trabalho, envolvendo a diversidade de tipos da cantoria com suas sextilhas, “quadrão” em 8 e em 10, martelo agalopado, mote, gemedeira, entre outros.

Por exigência da profissão, as viagens continuaram, mesmo depois que foi morar no Ceará, onde ficou por mais de 20 anos, casando-se com Rosina Freitas, com quem teve 10 filhos. Além das aventuras, a época favorecia também maior atuação dos repentistas nas rádios nordestinas. Em Pernambuco, participou de um programa na Rádio Clube de Pernambuco e também em emissoras de Caruaru, Fortaleza e na Rádio Tabajara de João Pessoa, onde manteve um programa diário durante mais de 10 anos. Otacílio também teve participações na televisão, a exemplo do Som Brasil, apresentado por Rolando Boldrin.

Essas duas décimas fazem parte das quatro que foram musicadas por Zé Ramalho e que fez sucesso na voz da grande intérprete Amelinha e que no mesmo ano foi tema da Minissérie produzida pela Rede Globo: Lampião e Maria Bonita..

Numa luta de gregos e troianos
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

A mulher tem na face dois brilhantes
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Quando vivia somente de sua arte, Otacílio viajou muito percorrendo o Brasil de ponta a ponta. Esteve também no exterior. Quando em parceria com Oliveira de Panelas foi a Portugal em 1996, a convite do governo português; e a Cuba, quando participou do Festival de Cultura Caribenha, no ano de 1997.

Repentista, escritor e sobretudo poeta, Otacílio registrou sua obra em 9 discos, mais de 10 livros, vários folhetos de cordel, além de ter sido tema em matérias jornalísticas da grande imprensa brasileira, a exemplo do Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. No campo literário, considera sua obra mais importante a Antologia Ilustrada dos Cantadores, cuja primeira edição foi lançada em 1976. Esgotado em suas duas edições, o livro consiste numa pesquisa relatando a vida e obra de mais de 300 cantadores de viola.

Confira abaixo o Documentário 
A Voz do Uirapuru" sobre a vida e obra de Otacílio Batista.





Música da Paraíba
Cantigas e Cantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário