Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 29 de junho de 2014

Memória: Zé Marcolino, Um dos maiores poetas entre os compositores sertanejos completaria ontem 84 anos


Nascido em 28 de Junho de 1930 no sítio Várzea distrito de Sumé PB, o conhecido Poeta Zé Marcolino completaria ontem (28/6) 84 anos; data que é lembrada com pesar e saudosismo pela família que não sente a falta do renomado compositor, e sim, do feche de casa que se impunha pela sua sagacidade e extremo carinho manifestado nos momentos de confraternização; vítima de um acidente automobilístico no dia 19 de setembro de 1987 ocorrido na PE 320, no sitio Santo Antonio, município de Carnaíba próximo à cidade de Afogados da Ingazeira (PE), o poeta e compositor partiu prematuramente aos 57 anos no dia seguinte, deixando um lacuna na cultura popular brasileira.

Homem simples de hábitos comuns, José Marcolino Alves, adotou a Cidade de Serra Talhada como destino final, onde estabeleceu morada fincando alicerces familiares; muito bem recebido pelos munícipes, em retribuição ao conforto encontrado na capital do xaxado, Zé Marcolino projetou a terra de Lampião em uma composição gravada pelos parceiros e amigos Luiz Gonzaga e Dominguinhos (Sala de Reboco- nesta foi feita uma citação à cidade de Serra Talhada).

Já são quase 27 anos sem José, sem a voz grave característica que encantou e declamou as belezas nordestinas, o jeito simples do homem do campo, os sinais de uma natureza peculiar e própria dos recantos catingueiros.


Cauê Rodrigues
Via Pajeú da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário