![]() | |
| Arte: Jarbas/DP/D.A Press |
Susto
No segundo dia em Nova York, George Harrison passou mal. Teve uma febre de 39 graus. O guitarrista foi medicado, ficou em repouso e teve de ser substituído pelo produtor Neil Aspinall no primeiro ensaio para a aparição no programa de Ed Sullivan. Em agosto de 1964, segundo trecho da tour dos Beatles, na América, um show teve de ser interrrompido no Empire Stadium, no Canadá. Das 21 mil pessoas presentes, sete mil tentaram invadir o palco, deixando vários feridos.
Engajados
Na passagem por Las Vegas, os Beatles deram um importante recado antiapartheid. Ao saberem, durante entrevista de rádio, que o estádio Gator Bowl, em que tocariam na Flórida, separaria o público negro do branco, responderam: “avisem que não vamos tocar lá”, e saíram do estúdio.
Escândalos
Dois casos marcaram a passagem dos Beatles pelas terras ianques. Primeiro, um fotógrafo registrou supostos encontros entre Brian Epstein e garotos de programa, em Nova York. Mas a opção sexual do empresário, escândalo à época, ficou em segundo plano ante ao sucesso dos Fab Four no país. O boato de que Paul McCartney teria engravidado uma garçonete na viagem do grupo à Alemanha, dois anos antes, também foi fogo de palha.
Bis
Após a visita em fevereiro de 1964, os Beatles voltaram para o continente em agosto do mesmo ano e em agosto do ano seguinte. Em 1966, mais uma viagem aos Estados Unidos. A última foi marcada por protestos em relação aos comentários de John Lennon sobre o cristianismo.
Comemoração
Celebrando os 50 anos da passagem dos Beatles pelos Estados Unidos, Paul McCartney e Ringo Starr se apresentaram no Grammy 2014, no dia 26 de janeiro. A expectativa é que os dois beatles voltem a subir de novo ao palco juntos hoje, na TV norte-americana. Ambos são convidados do apresentador David Letterman. O programa da CBS é gravado no mesmo teatro no qual a banda de Liverpool se apresentou pela primeira vez no The Ed Sullivan Show. Fãs ianques ainda querem mais: criaram uma petição para que o presidente Barack Obama reconheça o 50º aniversário da chegada dos Beatles aos Estados Unidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário