Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Homem do baú » Sem medo de ser grosseiro, Sílvio Santos é uma das principais atrações na Tevê

O apresentador construiu uma carreira de sucesso e está atrás de alguém para substituí-lo na condução do império
Bem humorado e carismático: Silvio Santos é o principal nome dos domingos da tevê brasileira. Foto: SBT/Divulgação
Bem humorado e carismático: Silvio Santos é o principal nome dos domingos da tevê brasileira. Foto: SBT/Divulgação

Em entrevista, a apresentadora Regina Casé disse: “a tevê não pode ver um pobre que sai correndo atrás”. Em busca do potencial consumidor da classe C, as emissoras lutam por essa fatia do público com programas que paparicam e enaltecem “o povão”. No entanto, há anos, Sílvio Santos caminha na contramão: sem medo de ser grosseiro ou de explorar a pobreza (lembram do famoso “quem quer dinheiro?”), o homem do baú construiu uma fortuna de US$ 1,3 bilhão, segundo a revista Forbes.

Para Alex Vidigal, pesquisador em comunicação da Universidade de Brasília (UnB), o apresentador soube aproveitar uma característica do brasileiro. “Somos um povo cheio de contradições. O Silvio fez a carreira em cima disso, dessa confusa relação com as massas”, analisa o especialista.

Em programas que se tornaram sucessos de audiência, Silvio não se preocupou em ser “dócil” com o público. No Topa tudo por dinheiro — antecessor do Programa Silvio Santos —, ele levava a plateia para o palco e os derrubava na piscina. Nas pegadinhas, ele expõe o público a situações humilhantes. Ao mesmo tempo, já fez o papel de paizão em quadros como a Porta da esperança.

Na carreira e nos negócios, o apresentador nunca se preocupou com a opinião alheia para fazer as coisas jeito que considera melhor. Prova disso são as frequentes alterações na grade do SBT ou o caso do banco Panamericano, no qual o empresário fez uma manobra e hipotecou todo o patrimônio para se salvar .

Essas características transformaram Sílvio Santos no principal apresentador do domingo e o SBT no mais forte concorrente da Record pelo segundo lugar de audiência. 

Veja curiosidades sobre a vida do apresentador:

A história
Silvio Santos nasceu Senor Abravanel, no Rio de Janeiro. Filho de imigrantes judeus, além de apresentador, foi camelô, radialista e paraquedista do Exército. Começou na televisão em 1962, no comando do programa Vamos brincar de forca. O sucesso imediato o levou às maiores emissoras de televisão da época, como TV Paulista (depois, Globo) e Tupi.

Samba
Silvio Santos foi enredo da escola de samba Tradição, em 2001. A letra da música percorria toda a história do apresentador e finaliza com o bordão “É domingo, é alegria, Silvio Santos vem aí”. A agremiação ficou em oitavo lugar, mas o público do Sambódromo pôde ver o apresentador de perto no carro abre-alas.


Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário