Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 10 de março de 2013

MÚSICA / SHOW: Elton John faz sua primeira apresentação no Recife na despedida da turnê sul-americana


Trata-se da última parada na América do Sul da turnê '40th anniversary of the Rocket man'. Na cidade o concerto recebe o nome de Rocketman 'solo'

Elton John e Paul McCartney são os dois maiores astros do rock and roll do mundo. O segundo se apresentou no Arrudão, no ano passado, o primeiro faz sua estreia pernambucana hoje, no Chevrolet Hall, às 21h (os portões abrem às 19h). Será a última parada, na América do Sul, da turnê 40th anniversary of the Rocket man. O concerto recebe o nome de Rocketman Solo, já que o cantor se apresenta sem a banda, acompanhando-se a piano, formato no qual ele parece se sentir mais à vontade. Na turnê anterior, de 2010, Elton John se apresentou ou com a banda ou em dupla com o também pianista Billy Joel, mais o percussionista Ray Cooper. A atual turnê tem como gancho os 40 anos do lançamento do single com Rocket man, um dos seus clássicos, do álbum Honky chateau, e tem como embrião o elogiado concerto The million dollar piano que apresentou no Colosseum, Caesars Palace e Las Vegas, em 2011.
O incansável, Reginald Kenneth Dwight, 66 anos, formado pela Royal Academy of Music in London e Cavaleiro da ordem do Império Britânico, Sir Elton Hercules John, caiu na estrada no ano passado para uma turnê que se estenderá até 2014, com um roteiro que abrange Oceania, Ásia, América do Norte, do Sul e Europa. A carreira de Elton John que, profissionalmente, remonta a 1967, está ligada a Bernie Taupin, letrista da maioria do que gravou. Os dois se conheceram no escritórios da gravadora Liberty e fizeram a primeira parceria por correspondência. O talento para criar canções que unem qualidade à popularidade despontou no álbum de estreia de Elton John, Empty sky (1969), mas o primeiro sucesso internacional veio no álbum seguinte, Elton John (1970), com Your song, até hoje uma música obrigatória no repertório de shows do cantor.

Nos primeiros álbuns, Elton John se destacou exatamente por gravar como se apresentará no Chevrolet Hall: com voz e piano. Um de seus discos mais elogiados e um dos álbuns definitivos dos anos 70, não por acaso, chama-se Don’t shoot me, I’m only the piano player (1973). Voz e piano era transgressão numa época em que o rock and roll crescia em decibéis e o heavy metal tomava corpo com Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath definindo o gênero. A força da obra de Elton John & Bernie Taupin encontra-se não apenas na óbvia qualidade das canções, como também na abrangência dos temas.
O segundo álbum que a dupla lançou em 1973, Goodbye yellow brick road, os mais popular dos 30 discos (sem contar projetos especiais) de Elton John é um trabalho conceitual, inspirado em Hollywood. A começar da capa e da música título, referência à estrada de tijolos amarelos de O mágico de Oz, à homenagem à Marilyn Monroe, em Candle in the wind, ou ao caubói Roy Rogers (que ele pode incluir no repertório de hoje).
Mas a vida de Sir Elton John não é marcada apenas por quebra de recordes de venda de discos, nem pelo glamour de ser uma estrela pop. Em Elton John - a biografia, de David Buckley, (lançada no Brasil em 2011, pela Companhia Editora Nacional), ele conta em detalhes sua paisagem pela década de 80, quando se entregou a todos os excessos que lhe foram possíveis, com correspondente diminuição de qualidade de sua música, o afastamento de Bernie Taupin.
Quem o livrou de ser mais uma baixa no rock and rolfoi a morte de um amigo chamado Ryan White, aos 18 anos em consequência de aids. A volta por cima aconteceu nos anos 90, quando voltou à boa música, à estrada, e reatou a parceria com Bernie Taupin Elton John é um dos capítulos mais importantes da história da música popular nos últimos 40 anos. E parte deste capítulo poderá ser conferido, ao vivo, hoje no Chevrolet Hall.
José Teles
JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário