Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Filme “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” vence quatro prêmios em festival de cinema no Piauí


Diretor do filme, Jéfferson Sousa recebendo a premiação. Foto: Divulgação


Por: Repórter do Sertão
Depois das premiações internacionais, o filme itapetinense “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” do jornalista Jefferson Sousa, continua vencendo festivais de cinema pelo Brasil afora. Dessa vez, o documentário ganhou quatro das seis categorias da Mostra FILMES DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO, no 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado de 26 a 30 de novembro na cidade de Floriano, no Piauí.
O curta faturou o Troféu Cactos de Ouro 2019 nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Diretor (Jefferson Sousa) e Melhor Fotografia (José Robernito).
As principais Mostras dentro da programação foram as Competitivas de Curta-metragem Ficção, Curta-metragem Animação, Curta-metragem Documentário e Longa-metragem.
Ao todo, o festival contou com a exibição de 36 filmes produzidos nos estados do Paraná, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Pará, Goiás, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
O filme produzido no “Ventre imortal da poesia” retrata Leonardo Bastião, de 74 anos, residente na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Bastião não lê e nem escreve, mas tem um dom inexplicável para fazer poesias metrificadas e improvisadas, despertando a curiosidade de estudiosos da cultura popular.
Bernardo Ferreira, pai de Jefferson e proprietário do canal “Bisaco do doido”, foi o primeiro a gravar as poesias de Leonardo e publicar no YouTube e redes sociais, levando o poeta a ficar conhecido em todo Brasil.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Vencedores do festival em diversas categorias. Foto: Divulgação
Vencedores do festival em diversas categorias. Foto: Divulgação

Fonte: Repórter do Sertão

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário