Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 16 de dezembro de 2017

São J. do Egito: Concurso de poesia revela talentos no sertão

 Evento teve final realizada na noite desta sexta-feira (15). São José do Egito é destaque no cenário da poesia nacional

Conhecido reduto de poetas, o município de São José do Egito sediou hoje a grande final de seu primeiro Concurso de Poesia Popular, que busca revelar novos talentos que fazem da oralidade e da escrita seus meios para transformação social. No total, o evento recebeu 299 poesias de 128 poetas, divididos em categorias.

O grande vencedor foi o poeta Ciro Gustavo de Menezes, que ganha prêmio em dinheiro, além de ter sua poesia exposta em monumento em praça da cidade. “É muito importante esse tipo de concurso e São José nunca tinha tido um. É uma iniciativa extraordinária e estou muito emocionado por ser o primeiro a ganhar”, relatou.


“Nossa intenção era fomentar essa tradição da poesia entre os mais jovens. São José tem uma história muito forte, mas precisa de iniciativas como essa. Ficamos felizes em receber tantas inscrições”, conta Vinícius Gregório, poeta, cantor e um dos organizadores do concurso. Após a abertura das inscrições, em setembro deste ano, os concorrentes foram divididos em duas categorias: A, para poetas de até 16 anos de idade, e B, para maiores. Além dos três vencedores gerais, houve ainda divisão por modalidades, seguindo as métricas dos poemas, como quadras, sonetos, sextilhas…

“Foi uma forma de diversificar os trabalhos. Dentro de cada categoria (A e B) tivemos vários vencedores, já que cada modalidade concorreu de forma independente, ou seja, quadra com quadra; soneto com soneto, etc…”, explica Gregório. “Depois, houve a escolha das melhores poesias de cada modalidade juntando as duas categorias, ou seja, o melhor soneto entre a categoria A e B e assim também para as demais. Por fim, houve a escolha das três melhores poesias do concurso, das três vencedoras gerais independentemente de categoria e modalidade”, pontua.

Durante a primeira fase, todas as poesias foram avaliadas por uma comissão julgadora foi formada por poetas da região do Pajeú, como Dedé Monteiro, Alexandre Morais e Dulce Lima. As cinco mais pontuadas de cada categoria passaram, então, por voto popular, através do Facebook, por onde foram definidas as vencedoras. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta sexta (15), em evento especial Centro de Inclusão Digital do município, situado a 404 km do Recife.

A ocasião também foi especial pelo lançamento do primeiro livro do poeta Bibiu, de 89 anos. Há quase 40 anos, Bibiu perdeu os movimentos da mão esquerda, o que não o impediu de traduzir sua visão do mundo em poesia. Na cerimônia, o poeta foi homenageado com certificado de gratidão pelos serviços prestados à cultura popular local, oferecido pela Secretaria de Cultura.
À coluna, Vinícius Gregório adianta que o concurso será realizado também em 2018, possibilitando oportunidades aos novos talentos de São José do Egito.

VALE VER

Poesia #1 do Concurso de Poesia de São José do Egito

“O meu choro tornou-se tão calado”
Suprimido nas curvas do destino
Oprimido tal qual um peregrino
Afogado nos medos do passado

Procurando ter outro resultado
Viajei ao meu tempo de menino
Reforçando o meu eu, se me doutrino
Pra mudar tal caminho malfadado

Vejo agora o insucesso do caminho
Sem poder rasurar o pergaminho
Vou tentando evitar-me naufragar

Introspecto, me fecho no meu mundo
E, ao me ver tão calado em um segundo
“O silêncio parou pra escutar”

Ciro Gustavo de Menezes 


Texto de Pedro Siqueira


Fonte: Colunas- Revista Nabuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário