Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 14 de janeiro de 2017

A poesia do Egipciense Marcos Rangel


Marcos Alberto Gonçalves Rangel, natural de São José do Egito, nascido em 16 de abril de 1975, casado, filho  de Francisco de Assis Rangel e Amara Gonçalves, 9º filho de uma família de 10 irmãos regida pelas leis católicas e pelo amor ao Pajeú.
Egipciense nato, começou a trabalhar em 1992 na famosa bodega de Edivaldo, lugar sempre frequentado por vários poetas Pajeuzeiro e de outras regiões do nordeste.
Residiu em Afogados da Ingazeira durante algum tempo e hoje reside em Brasília – DF.  desde 2000, sendo que em nenhum momento esqueceu sua terra natal e suas origens. Sendo autor do livro que tem como título: “ESPELHO” um livro que mostra a beleza das suas poesias.

Estes  dois sonetos fazem parte do do seu livro "Espelho".

Espelho

Quem me dera encontrar-me pela rua
Pra falar-me do amor que me neguei
Perguntar por alguém que já amei
E olhar minha face pela sua

Pra fazer de mim o que hoje sou
Foi preciso esquecê-la, agora eu sei
Se quiseres voltar não deixarei
Se pedires perdão eu não te dou

Mas eu sei que não posso me encontrar
E assim não poderei me condenar
Pela frase de amor que eu não falei

Me condeno se um dia a encontrar
Sem poder para ela confessar
Tanto quanto um dia a amei


Sonho

Eu dormi por acaso e simplesmente
Sem querer Encontrei você ali
Como a bela mais bela que já vi
Em um sonho trazido Presente

Meu amor declarei solenemente
Mil palavras não pude te dizer
Perguntei como fui perder você
E a resposta um sorriso tão somente

E assim como em sonho é comum
O nós dois de repente era só um
És pecado, mas vou te procurar

E se preciso for vivo dormindo
Pelas ruas dos sonhos te seguindo
Com a certeza de um dia te encontrar

Marcos Rangel

Cantigas e Cantos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário