Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 28 de agosto de 2016

Poesia: "Amor, ausência e saudade.", um poema de Donzílio Luiz



AMOR, AUSÊNCIA E SAUDADE

Quem quiser levar a vida
Cheia de dificuldade
É só viver muito longe
De quem tem grande amizade
Pra ser vítima de três coisas:
Amor, ausência e saudade.

Três coisas que, na verdade,
Vêm por diversas maneiras
Amor vem do coração
Ausência de além fronteiras
A saudade é consequencia
Das outras duas primeiras.

Existe muitas maneiras
Do homem ser sofredor
Viver cheio de nostalgia
De padecimento e dor
Eu sou vítimas de três delas:
Amor, ausência e saudade

Muitos motivos de dor,
De mágoa e impaciência
Afligem a humanidade
E doem na consciência
Meus três motivos são estes:
Amor, ausência e saudade.

Durante a minha existência
Confuso me considero
Sou dividido em três fases:
Só no amor eu prospero
Na ausência eu entristeço
E na saudade eu desespero.

Quem te tiver amor sincero
Visite-o todo momento
Porque amor com ausência
É areia com cimento
Na construção da saudade
Tristeza e padecimento.

Amor é um instrumento
Que presente toca e canta
Ausente emudece e chora
Desaparece e se encanta
E saudoso cai no abismo
E nunca mais se levanta.

O amor é uma planta
Nova, frondosa e bonita
Verde, frutífera e sombria
Quando o inverno a visita,
Mas a ausência é a seca
E saudade é o parasita

Tenho três cenas em fita
Cada uma um personagem:
No amor eu sou o astro,
Na ausência eu sou um pagem
E na saudade eu sou um louco
Que vive a dizer bobagem.

Meu amor não tem passagem
Por um montão de dinheiro
A ausência estou vendendo
Na base do desespero
E a saudade eu dou de graça
A quem me pedir primeiro.

Donzílio Luiz de Oliveira

“Poesia extraída do livro: “Ranchos & Garranchos” do autor.


CANTIGAS E CANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário