Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Poesia: Raimundo Nonato e Nonato Costa, do repente ao romantismo


Nonato Neto, paraibano de Cachoeira dos Índios, e Nonato Costa, cearense de Santana do Acaraú, juntos, formam uma dupla de repentistas populares brasileiros. Os Nonatos, cuja poesia une diversidade musical e muito romantismo. Os dois se conheceram durante uma disputa de cantoria e a afinidade foi tamanha que nunca mais se separaram. Durante dez anos dedicados ao repente. Hoje fazem mais shows com canções românticas do que com  a própria cantoria do repente. Tem diversas canções gravadas por várias bandas de forró e também gravadas por  duplas sertanejas. Juntos Conquistam cada vez mais públicos dos diversos segmentos da música e da poesia por esse brasil afora.

Mote:
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Você pode habitar em outro ninho
E visitar ambientes que eu não vou
Trabalhar, viajar, assistir show
Sem que eu seja uma sombra em seu caminho
Se negar a aceitar o meu carinho
Não sentir mais saudade de me ver
Só não pode é no intimo do meu ser
Passar uma borracha e apagar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Só restaram do amor que foi desfeito
Os melhores momentos dessa história
As lembranças do vídeo da memória
E as promessas no cofre do meu peito
Aceitar que perdi, eu não aceito
Mas estou consciente de não ter
Nunca mais o direito de poder
Pelo menos na boca lhe beijar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Você tem o direito de exigir
Que eu me afaste de vez da sua vida
Que não sente mais falta na dormida
Que não tem mais lembrança de sair
Mas você nem ninguém pode impedir
Que eu escute isso tudo sem sofrer
E se me ver gargalhando pode crer
Que por dentro eu não paro de chorar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.


Porque sua beleza não é pouca
Não existe uma réplica nem seu clone
E sua voz de CD no telefone
Inda deixa minh’alma quase louca
Se outro homem beijar a sua boca
E num abraço apertado lhe prender
Se eu chegar a ver isso e não morrer
Pelo menos em coma eu vou ficar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Por mais vezes que eu lute e que ele tente
Me recuso a ouvir certos boatos
É inútil eu rasgar os seus retratos
Se você tá inteira em minha mente
Já liguei pro trabalho estava ausente
E onde estava negaram a me dizer
No de casa não quer mais me atender
Mas eu tô rastreando o celular
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Fiz diversas consultas no INCOR
Pra saber o que eu tinha de verdade
O eletro acusou que era saudade
E se você não voltar fica pior
Vou mandar escrever num outdoor
Uma declaração pra você ler
Tenho tanta paixão que pra caber
Só se meu coração virasse um mar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Certamente adorá-la foi meu crime
Nem por isso eu estou arrependido
Você pode dizer que tem marido
Que tem filho e não quer que eu me aproxime
Não existe outra pele mais sublime
E outro cheiro melhor não pode haver
Seu amor não é coisa de comer
Mas eu fico sem fome se provar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.
 
Inda tenho comigo seu cartão
Telefone, endereço, carta e foto
Lhe dei todo meu tempo e hoje noto
Que não tenho um minuto de atenção
Mergulhado no cais da solidão
Sem nenhuma noticia receber
Prometi pra mim mesmo não querer
Nunca mais por ninguém me apaixonar
Você pode pedir preu me afastar
Só não pode obrigar-me a lhe esquecer.

Assista Ao Vídeo: 

OS NONATOS -  METAMORFOSE



Metamorfose

 

Me deparei
Por coincidência, com você na rua.
Como quem perdeu-se no mundo da lua
Depois de centenas de decepções
Feito uma ave
Que saiu do bando, que ficou sem ninho.
Igual uma rosa que virou espinho
Na metamorfose das desilusões
Nossa conversa
Não passou de um oi? como vai você?
Que além da surpresa não tinha porque
Sorrir no presente da dor do passado
Nos vendo juntos
Deu pra perceber que eu mais feliz estou
Você foi um vento de amor que passou
Não deixou nem marcas pra não ser lembrado
Para os meus olhos
Você não tem mais aquela aparência
Rosto bem cuidado, pele com essência.
E o poder nas mãos de me ter aos seus pés
Sua arrogância
Foi pela idade substituída
No diagnóstico feito pela vida
Você em dois anos envelheceu dez
Pouco juízo
Falta de conselhos muitas vaidades
Dispensando tantas oportunidades
Hoje você vive sozinha e carente
Segunda chance
Depois dessa idade é um presente raro
O mundo não poupa, o tempo cobra caro.
Não perdoa juros nem dá prazo a gente.
Os Nonatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário