Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Folia » Frevo completa 107 anos com programação especial neste domingo

Passistas tomarão conta do Recife Antigo acompanhando orquestras que irão convidar todos a entrar na folia. Foto: Helder Tavares/DP/D.A PRESS
Passistas tomarão conta do Recife Antigo acompanhando orquestras que irão convidar todos a entrar na folia. Foto: Helder Tavares/DP/D.A PRESS
Ritmo genuinamente pernambucano, inconfundível e capaz de hipnotizar multidões. Esse é o frevo, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade, que comemora 107 anos neste domingo. A data, da maior importância para os pernambucanos, não poderia passar despercebida e diversas programações são esperadas no Recife e em Olinda.

 programação especial toma conta do Bairro do Recife desde cedo e na Praça do Marco Zero mesas e cadeiras serão montadas, a partir das 7h, para que recifenses e turistas façam piqueniques. Às 15h, oito agremiações e dez orquestras saem da Rua da Moeda e da Avenida Rio Branco e desfilam pelas ruas do Recife Antigo até a Praça do Arsenal, onde será inaugurado o Paço do Frevo, presente que a cidade vai ganhar no dia do seu ritmo mais popular.



O espaço, projeto da Prefeitura do Recife com a Fundação Roberto Marinho, é um complexo cultural que vai abordar o ritmo pernambucano a partir de diferentes vertentes e propor uma imersão em seu universo. Informação, cultura e tecnologia se reúnem no local, que vai oferecer cursos, mostras e cinema ao público, além de funcionar como um grande acervo da história do frevo e permitir uma interação dos visitantes com a memória do ritmo.

A programação continua à noite, quando sobem ao palco da Praça do Arsenal Claudionor Germano, Bloco da Saudade e o Balé Popular do Recife. Para finalizar, às 19h, será lançado o CD do I Festival do Frevo da Humanidade, concurso cultural realizado pela prefeitura em 2013.

Guinness Book
A cidade conhecida por seu grande carnaval também não poderia deixar a data passar em branco. Pelo contrário. Olinda espera entrar para a história. Mais de 250 passistas vão se apresentar  na ação, que foi batizada como A Maior Dança de Frevo do Mundo e pretende entrar para o Guinness Book, o livro mundial dos recordes. A celebração começa às 14h na Igreja e Mosteiro de São Bento e às 16h as orquestras começam a tocar. Pitombeira dos Quatro Cantos, Balé Popular e Vassourinha já confirmaram presença.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário