O nome da exposição dedicada a Ariano Suassuna, inaugurada nesta terça (11), às 19h, na Caixa Cultural Recife, revela um jogo duplo; "O decifrador" é uma homenagem, remete a um personagem do escritor no livro "A pedra do reino", ao mesmo tempo em que ressalta a motivação das fotografias do artista plástico Alexandre Nóbrega: revelar a personalidade de Ariano através do registro de momentos íntimos. A mostra reúne 37 fotografias, escolhidas pelo fotógrafo, a partir do livro de mesmo nome de Alexandre. O evento inclui também a exibição de filmes baseados em obras de Ariano ou em sua história.
"Trabalho com Ariano há algum tempo, desde 2000, então comecei a colecionar fotos", lembra Alexandre, que atua como secretário do escritor. "Registrava imagens, mas não tinha pensado em nada específico. Comecei com uma máquina bem amadora, depois fui melhorando, sem pretensão nenhuma. Apenas fazia fotografias, das viagens, das aulas-espetáculos. Depois de cinco anos, entre 2009 e 2014, vi que tinha um material rico e surgiu a oportunidade para transformar em livro. Elias Sabbag, produtor desta mostra, viu a publicação e fez o convite para a exposição", ressalta o artista.
Alexandre Nóbrega/Divulgação
Paraibano é fotografado pelas lentes do artista plástico Alexandre Nóbrega
Nas imagens, é possível perceber a rotina do autor, instantes de sua vida particular - Ariano lendo, deitado no chão do aeroporto de João Pessoa, suas visitas ao interior da Paraíba e de Pernambuco. "Convivo muito com Ariano. Moro perto dele. Não tem uma foto elaborada ou posada. Queria fazer uma espécie de registro documental, sem qualquer efeito ou tratamento. Imagens puras, registros do momento, como um documentário em fotografias", destaca Alexandre. "Gostaria que cada um tivesse uma ideia própria ao ver as imagens. Optei por não colocar legendas, porque senti que não havia nada para explicar", sugere.
A exposição que chega ao Recife já passou por três outras capitais: Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. "A abertura no Recife seria em agosto, mas Ariano teve um problema de saúde", lembra Elias Sabbag, idealizador do evento. "Daqui a mostra segue para São Paulo, Curitiba e Salvador. Em todas Ariano faz aula-espetáculo e há projeção de filmes", detalha o produtor, que teve acesso às fotos de Alexandre e, então, pensou neste projeto. "São imagens íntimas e momentos inusitados. São fotos esteticamente lindas e historicamente importantes", destaca.
NOVIDADES - Alexandre, que continua fotografando o autor - sem, no entanto, a pretensão de um novo projeto -, adianta que os leitores de Ariano devem receber, em breve, a data de lançamento do novo livro do escritor, "O jumento sedutor". "Tudo indica que será no segundo semestre. Trabalhei com ele a arte gráfica e a edição das imagens do livro", ressalta o fotógrafo.
LIVRO - Na abertura da mostra, mil exemplares do livro "O Decifrador", de Alexandre Nóbrega, que contém mais de 200 imagens de Ariano, estarão à venda por R$ 150.
Alexandre Nóbrega/Divulgação
Exposição registra momentos íntimos do ficcionista
PROGRAMAÇÃO:
QUARTA (12): 18h -"O Sertão: mundo de Suassuna", de Douglas Machado; 20h - "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes
QUINTA (13): 18h - "O santo e a porca", de Maurício Farias; 20h - "Princesa do Sertão", de Deraldo Goulart
SEXTA (14): 18h -"Quaderna", de Alexandre Montoro; "Uma mulher vestida de sol", de Luiz Fernando Carvalho; 20h - "Música Armorial", de Ana Paula Campos; "A farsa da boa preguiça", de Luiz Fernando Carvalho
SÁBADO (15): 18h -"A Pedra do Reino - parte 1", de Luiz Fernando Carvalho; 20h - "A Pedra do Reino - parte 2", de Luiz Fernando Carvalho
SERVIÇO:
Mostra fotográfica "O Decifrador", de Alexandre Nóbrega, e Ciclo de Filmes sobre Ariano
Quando: De 11 a 23 de fevereiro. Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h
Onde: Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Marco Zero, Recife Antigo)
Informações: (81) 3425.1900
Hugo Viana, da Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário