Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Documentário dirigido por colunista do JBF estréia em dezembro

DRÇNo dia 7 de dezembro, a TV Senado estreia o documentário O Homem que Viu Zé Limeira, dirigido pelo fubânico Maurício Melo, que assina a coluna “Canto do Arribado” no JBF. Trata-se de uma produção sobre a vida e a obra do poeta paraibano Orlando Tejo, autor do livro Zé Limeira, o poeta do absurdo, considerado um ícone da cultura popular nordestina. O livro traz a história de um cantador da Paraíba, Zé Limeira, que viveu os primórdios da cantoria e foi responsável pela criação dos versos mais surrealistas da história do repente.
Orlando Tejo, jornalista e escritor, sempre se interessou pelas cantorias de viola. Natural de Campina Grande, na juventude frequentava os bares da cidade em companhia dos poetas Raimundo Asfora e Ronaldo Cunha Lima, onde conviviam com o universo da música e da cultura popular.
Em 1950, quando tinha 15 anos, conheceu Zé Limeira. Anos depois escreveu a biografia do cantador. No livro, ele descreve seus encontros com o biografado, relembra as pelejas dele com outros cantadores e transcreve os versos esdrúxulos e absurdos atribuídos à Limeira. Apesar de contar com a memória oral e uma suposta gravação feita num bordel, não é possível confirmar a autoria dos versos presentes no livro, o que levou vários jornalistas, pesquisadores e escritores a suspeitarem que Orlando Tejo tivesse inventado o personagem e suas histórias.
A dualidade entre o criador e o mito, as particularidades da vida desse escritor, as histórias curiosas de sua juventude, a relação com amigos e familiares, a sua divertida passagem pelos jornais de Campina Grande, Recife e Brasília e a trajetória de um homem que soube transitar entre o popular e o erudito estão presentes no documentário.
Com depoimento do escritor Ariano Suassuna, e  dos fubânicos Jessier Quirino e Luiz Berto, além da participação de cantadores e músicos, entre eles, Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, Moacir Laurentino, Oliveiras de Panelas, Chico Cesar, Siba e Lirinha, O Homem que Viu Zé Limeira apresenta ao público quem é o escritor Orlando Tejo e o seu legado para a cantoria e a literatura brasileiras.

COMO SINTONIZAR A TV SENADO:
Canais: 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 Oi e 121 Via Embratel.

Em operação: Brasília Canal 51 UHF (Geradora da Rede) e 50.1 digital UHF; Gama (DF) Canal 36 UHF; São Paulo (SP) Canal 61.3 digital UHF; Salvador (BA) Canal 53 UHF; João Pessoa (PB) Canal 40 UHF; Recife (PE) Canal 55 UHF; Manaus (AM) Canal 57 UHF; Natal (RN) Canal 52 UHF; Macau (RN) TV Litorânea – canal 22 – emissora de TV afiliada a TV Senado; Cuiabá (MT) Canal 55 UHF; Fortaleza (CE) Canal 43 UHF; Rio Branco (AC) Canal16 UHF; Rio de Janeiro (RJ) Canal 49 UHF (Zona Oeste).
Fonte: Jornal Besta Fubana

Nenhum comentário:

Postar um comentário