Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 17 de novembro de 2013

Livro: Paulo César de Araújo promete lançar edição atualizada de biografia de Roberto Carlos


O biógrafo Paulo César de Araújo (à direita), em debate mediado por Luiz Fernando Vianna
Foto: Divulgação 

FORTALEZA - O pesquisador Paulo César de Araújo afirmou, neste sábado, em debate com o jornalista João Máximo, no Festival Internacional de Biografias, em Fortaleza, que sua biografia proibida por Roberto Carlos em 2007 vai voltar em edição ampliada, com os fatos recentes da vida do rei, como a polêmica das biografias.
O biógrafo pretende relançar o livro quando as biografias não autorizadas forem liberadas no Brasil. Seja pela aprovação da ação direta de inconstitucionalidade que corre no Supremo Tribunal Federal, seja pelo projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.
- Meu livro vai voltar atualizado e ampliado. “Esse cara sou eu” vai estar lá - disse Araújo, arrancando aplausos da plateia. - Claro que Roberto Carlos preferiria um autor que desistisse dele. Roberto Carlos não sabe, mas eu também sou terrível.
O pesquisador disse que lamenta a censura, mas tentou explicá-la com o fato de, segundo ele, Roberto Carlos ser como o cidadão médio brasileiro, que não tem o hábito da leitura. Além disso, o transtorno obsessivo compulsivo, do qual o cantor sofre, geraria uma vontade de controlar tudo sobre si mesmo.
- Ele faz parte do segmento da sociedade que não lê. Falar em reavaliação histórica para ele não tem muito sentido - disse Araújo.
De acordo com Araújo, o acordo entre Roberto Carlos e a editora Planeta, que permitiu o recolhimento de seu livro, não foi homologado na justiça. Araújo diz que o rei tem “só um papel”.
Biografia de Noel Rosa não deve mais ser publicada
Já o livro “Noel Rosa - Uma biografia”, escrito em parceria pelo jornalista do GLOBO João Máximo e Carlos Didier terá problemas para publicação mesmo que a as biografias não autorizadas sejam liberadas. Na verdade, o livro já poderia ser publicado, depois que os autores chegaram a um acordo financeiro com os herdeiros do compositor.
O problema dessa vez é um conflito entre Máximo e Didier. Enquanto o jornalista tentou fez um acordo com a Companhia das Letras para publicar de novo o livro - que saiu originalmente pela editora da Universidade de Brasília -, Didier se comprometeu com a José Olympio. A Companhia chegou mesmo a fazer oferta para os herdeiros de Noel, mas Didier não aceitou. O impasse segue sem solução

O GLOBO
MAURÍCIO MEIRELES

Nenhum comentário:

Postar um comentário