Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 5 de março de 2013

LITERATURA DE CORDEL: Exposição de xilogravuras será no I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina


A exposição de xilogravuras Os Sertões de Euclides da Cunha, do artista plástico Gabriel Arcanjo será uma das atrações do I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina. O evento vai movimentar o município de 5 a 14 de março com oficinas, bate papo, lançamento de livros e shows de artistas, a exemplo de Xangai, João Sereno, Chico Pedrosa e Maciel Melo.
Xilogravuras é destaque no 1º Encontro de Educação e Cordel de Petrolina

Com a abertura marcada para o próximo dia 13 às 19h no Sesc Petrolina, a exposição mostrará em 20 xilogravuras inéditas a Guerra de Canudos, a partir da ótica do maior livro – reportagem já feito em língua portuguesa, segundo muitos pesquisadores. Seguindo o roteiro do livro, Gabriel Arcanjo utiliza seu esculpir para traduzir A Terra, O Homem e A Luta, os três capítulos da clássica obra.
Na oportunidade será montado também um espaço para mostra de alguns cordéis produzidos nas oficinas realizadas nas escolas estaduais do município e no Sesc Petrolina, além do lançamento de alguns livros de poetas da região. Segundo o coordenador do I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina, o poeta e cantador Maviael Melo, depois da abertura da exposição o público poderá conferir às 21h uma  cantoria com Marcone Melo, Celo Costa, Xangai e a participação especial do poeta Chico Pedrosa.
Realizado pela Entre Versos e Canções e o Sesc Petrolina, com apoio da GRE e a chancela do Ministério da Cultura na programação dos  Microprojetos do São Francisco, o I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina prossegue às 14h do dia 14 – Dia Nacional da Poesia com um bate papo sobre Educação, Cordel e Cidadania, tendo como debatedores os professores Cosme Santos, Genivaldo Nascimento e Josemar Pinzoh, com a mediação da professora Socorro Lacerda. Na seqüência, às 21h os poetas e cantadores Maviael Melo e João Sereno encerram o Encontro fazendo uma apresentação cultural com a participação especial do “Caboclo Sonhador” Maciel Melo.

 Assista Ao Vídeo:

por NILTON VILLANOVA
Folha de PE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário