Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 3 de março de 2013

AMAZÔNIA: Revista vira vitrine da música do Norte do Brasil

"Seleta" foi criada por jornalista e publicitária de Belém e está disponível na internet

Existe um Brasil ainda pouco desbravado do lado de cima da Linha do Equador. Um Brasil de ritmos dançantes e apimentados na melhor maneira brasileira de ser. Do carimbó à guitarrada, a Região Norte aos poucos vai marcando território na cena musical brasileira e conquistando o gosto e o requebrado do País. Foi exatamente para reunir e ajudar a divulgar ainda mais os sons e artistas dos Estados de cima que foi criada a revista Seleta (disponível em pdf no link issuu.com/serasgum/docs/revistaseleta). Uma publicação que embora tímida vai assumindo o posto de porta-voz e vitrine da cultura fonográfica cujas bases estão nas fronteiras nacionais e que usam desde o tradicional ao pop. 
Seleta é uma criação da produtora Se Rasgum, formada pelo jornalista Marcelo Damaso e pela publicitária Renée Chalu. Os dois integram uma produtora cultural do Norte, a Se Rasgum, que promove eventos e shows. “Eu trabalhei alguns anos em caderno de cultura, cobri muito a parte de música e escrevi para algumas revistas de fora. Tive a experiência também como editor, nos dois jornais que trabalhei. E como nós somos sempre cercados de amigos jornalistas e de toda uma equipe capaz de fazer a revista, resolvemos que esse era o momento de lançar uma revista que falasse especificamente sobre música da Amazônia”, diz Marcelo.
O projeto, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura estadual, ganhou também patrocínio do programa Conexão Vivo. O trabalho foi distribuído à imprensa no Recife, no último Carnaval, durante o Rec-Beat.
Esta edição da revista, que é semestral, traz entrevistas e textos sobre artistas com projeção regional e nacional. Entre os destaques estão Dona Onete (a Lia de Itamaracá amazônica), Felipe Cordeiro e Lia Sophia (que esteve aqui no Carnaval). O material é assinado por jornalistas, fotógrafos, produtores, ilustrador e designers do Pará, mais especificamente de Belém.

Por: Mateus Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário