Heroína
popular, decidida, corajosa, ciumenta, malfalada. Maria... Bonita Foto: Reprodução
Com uma bandeira do
Panamá, tendo uma tripulação coreana, o navio japonês "Maria Bonita"
corta os mares e oceanos, levando o nome e a cultura sertaneja para todos os
povos...
Sabemos
nós que o Sertão não tem nada haver com os mares, assim como vice versa. Mas,
há tempos passados, existiu um navio cruzando os mares levando uma homenagem
àquela que é símbolo de mulher aguerrida. Uma mulher que acompanhou seu
companheiro, o chefe cangaceiro Lampião, pelos caminhos tortuosos do cangaço.
"Maria Bonita" e seu capitão formam outra dupla. Desta vez nos
oceanos e não nas caatingas sertanejas.
Em
1985 uma armadora de embarcações, lança ao mar, para sua primeira viagem mais
um novo navio. Este era comandado pelo capitão Sumio Matsumoto, da companhia
japonesa Mitsui O.S.K. Line, o qual escolhe o nome "Maria Bonita"
para sua embarcação, além de ter em sua cabine, um manequim vestido de mulher,
de uma mulher sertaneja, de uma mulher cangaceira... de Maria.
Capitão
Matsumoto conhece a história e assume: "Eu sou o Lampião"
Foto: Rubens
Onofre
O Presidente
da Companhia japonesa, T. Yano, faz uma explanação contando, resumidamente, a
história da cangaceira Maria Gomes de Oliveira,conhecida em seu lugar, antes de
tornar-se bandida, como Maria de Déa, a qual, viria a ser conhecida no mundo
como "Maria Bonita", depois que um Jornal carioca lança assim seu
codinome.A escolha, segundo o comandante, foi minuciosa. Até um diretor da
armadora esteve no Rio de Janeiro, especialmente para estudar a história de
Maria e seu Capitão. Ao escolher o nome "Maria Bonita", colocou para
apreciação dos dirigentes da empresa, os quais aprovaram por unanimidade tal
escolha.
O presidente da armadora falou de Maria Bonita
no dia do batismo do navio. Foto: Divulgação
O Capitão,
quando da reportagem, cita que a história do cangaço tem dois lados. Um, é
sobre o amor que nasceu entre Virgolino e Maria, e o outro, é o crime, a
vingança, as atrocidades, o desespero, a agonia e a morte que acompanhava o
grupo.
O "Maria Bonita" "É um navio próprio para o transporte de
contêineres, moderno, com equipamentos sofisticados a bordo. Pertence a uma
empresa registrada no Panamá, a Ocean Harmony S.A., controlada pela Mitsui, que
aparece como a fretadora do navio. Tem 14 mil toneladas de porte bruto, 155
metros de comprimento por 25 de largura e calado que chega aos 10 metros. Viaja
à velocidade de 15,3 nós horários.
O nome é uma homenagem da
armadora japonesa à companheira de Lampião
e o navio fará a linha entre o Japão e portos brasileiros. Foto: Rubens
Onofre
A tripulação
é composta por dois japoneses - o capitão e o 1º oficial - e 29 coreanos,
inclusive sete membros da oficialidade. Os coreanos, hoje, na navegação
internacional, tomaram conta de postos que anteriormente eram ocupados apenas
por oficiais do país da bandeira do navio ou da nacionalidade da
armadora"(Novo Milênio).
Por Sálvio Siqueira
Blog Ofício das Espingardas
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