Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 27 de abril de 2013

Música: Rainha da Fossa » Cantora Waleska faz show no Recife neste sábado

 Rainha da Fossa desfia sucessos dos 50 anos de carreira neste sábado, no Pedra de Toque
Apelidada por Vinícius de Moraes de Rainha da Fossa, Waleska chega aos 50 anos de carreira interpretando “canções certas para as dores exatas”. O retrospecto de uma vida voltada à música será em formato de show, hoje, a partir das 22h, no Pedra do Toque, no Parnamirim. “Sou uma atriz que canta. Entre uma faixa e outra, lembrarei histórias da bossa nova e da boemia carioca dos anos 1960 e 1970”, adianta a intérprete. Amiga da cantora Maysa, Waleska sofreu influência direta da comadre. Fala-se, até, que antes de encontrar o  próprio estilo, “imitava” a paulista.

O primeiro recorte da carreira foi feito com o lançamento de Foi à noite (Brasiliense, 216 págs, 2009), livro de memórias. Embora não tenha pretensões como escritora, como fez questão de reforçar à época, a cantora narrou uma infância humilde em Afonso Cláudio, interior do Espírito Santo, os anos de crooner (cantora de baladas populares) no Rio de Janeiro à frente da Pub e Fossa, casas que comandou nas décadas de 1960 e 1970. Falou também dos anos vividos no Recife, no final da década de 1980. “Tenho um coração pernambucano. Mudei-me para o Rio de Janeiro por causa do trabalho, mas pretendo voltar a residir na capital e abrir um piano bar”, revela. 

Para escrever a biografia, Wasleska releu os diários, guardados por décadas.  A crítica foi elogiosa quanto ao resgate dos tempos de repressão por causa da ousadia artística. Na gravação do DVD comemorativo, gravado no ano passado, no Centro Cultural Carioca, localizado próximo à Lapa, a cantora recontou alguns dos casos. O repertório, semelhante ao que será apresentado no show de hoje, contemplou sucessos de compositores como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Caetano Veloso e Chico Buarque. As rosas não falam (Cartola), A noite do meu bem (Dolores Duran), Ninguém me ama (Antônio Maria e Fernando Lobo) e Eu e a Brisa (Johnny Alf) não faltaram.

“Será uma feliz apresentação repleta de músicas românticas e uma pitadinha de fossa”, anuncia Waleska. “Quando comecei a carreira, a música dor de cotovelo é que fazia sucesso. Talvez por isso o meu público seja de pessoas com mais de 30 anos. Mas ainda me surpreendo com jovens assistindo.”  Para a Rainha da fossa, a música da atualidade vai mal. “Não há mais bons festivais, importantes para influenciar os jovens. As gravadoras não ajudam, as rádios não tocam. A boa música sofre”, desabafa. Mas há exceções. “Ouço Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e Ana Carolina, artistas com conteúdo”, revela. Pelo trabalho ao longo dos 50 anos, Waleska se diz apontada como uma das divas da MPB. O público recifense dirá. 


SERVIÇO

Waleska - 50 Anos de MPB, com lançamento de DVD
Quando: Dia 27 de abril, a partir das 22h
Onde: Pedra de Toque (João Tude de Melo, 77, Parnamirim)
Informações: (81) 3074.2183, 9272.2612 ou 8528.1815


Set list dos 50 anos de MPB

1. Eu sou a noite (João Roberto Kelly)
2. Ninguém me ama (Antonio Maria - Fernando Lobo)
3. Nunca (Lupicínio Rodrigues) / Ouça (Maysa)
4. A fossa (Fernando Cezar - Elizabeth)
5. Corcovado (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
6. Insensatez (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
7. Eu e a brisa (Johnny Alf)
8. Modinha (Sérgio Bittencourt)
9. Canção de não cantar (Sergio Bittencourt)
10. Naquela mesa (Sergio Bittencourt)
11. Pequenos erros meus (Rildo Hora - Gracindo Jr)
12. Eu sei que vou te amar (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
13. A noite do meu bem (Dolores Duran)
14. As rosas não falam (Cartola)
15. Tortura de amor (Waldick Soriano)
16. Mormaço (João Roberto Kelly)
17. Trocando em miúdos (Chico Buarque - Francis Hime)
18. A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho)
19. Meu lararaiá (Martinho da Vila)
20. Viagem (Paulo Cesar Pinheiro - João Aquino)

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário