terça-feira, 28 de junho de 2016

O Herdeiro dos Astros reúne coletânea dos versos de João Paraibano

João Paraibano, nos estúdios da Rádio Pajeú, onde apresentou por anos o Encontro com a Poesia
João Paraibano, nos estúdios da Rádio Pajeú, onde apresentou por anos o Encontro com a Poesia

Livro já tem data de lançamento em João Pessoa e Afogados da Ingazeira

O Jornal do Commércio de hoje traz toda uma página dedicada ao poeta João Paraibano e ao livro João Paraibano, o Herdeiro dos Astros. O livro é uma coletânea de versos do repentista reunidos por Marcus Passos, Santanna o Cantador e Ésio Rafael. Com patrocínio da Master Boi, o livro será lançado dia 11 de junho em João Pessoa.

O herdeiro dos Astros é o título de uma monografia escrita por Ésio Rafael, que os outros organizadores tomaram emprestado para a homenagem O livro é uma obra coletiva com versos colhidos entre os parceiros e pessoas que conviveram com João paraibano.

As orelhas são assinadas por Mariana Teles e Clarissa Leite. O cantador Diomedes Mariano escreveu uma síntese biográfica do poeta, com ilustrações do artista plástico Cavani Rosas. Entre os nomes do livro está o repentista e prefeito de Tabira Sebastião Dias, que cantou com João durante 36 anos.

Dia 23 de julho, o livro será lançado em Afogados da Ingazeira, segundo a poetiza Elenilda Amaral, falando ao blog. Ainda não há detalhes como local e horário.

João Paraibano morreu em setembro de 2014, pelas complicações originadas por um atropelamento de um mototaxi em Afogados da Ingazeira, onde morava.

“Eu nasci no Sertão e me criei/escutando o xexéu de manhãzinha/O Nordeste me deu quando eu não tinha/E Jesus me atendeu quando chamei/Poesia foi quadro que plantei/nas paredes do meu interior/O espelho da mente é refletor/Onde eu vejo Jesus quando me deito/Obrigado meu Deus por ter me feito/Nordestino poeta e cantador.


Blog de Nil Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário