Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carnaval: Vila Isabel abre 2º dia de desfiles no Rio cantando Pernambuco

A Vila Isabel abriu o segundo dia de carnaval no Rio, nesta segunda-feira (8), com homenagem a Miguel Arraes (1916-2005) e ao estado de Permambuco.


 O avô de Eduardo Campos (1965-2014) foi prefeito de Recife, deputado estadual, federal e governador de Pernambuco.
A escola da Zona Norte desfilou com 28 alas, seis alegorias e 3800 componentes. E com Sabrina Sato, a rainha da bateria do mestre Wallan Amaral.
A trajetória de Arraes foi contada tendo como base o incentivo que ele deu à educação e à cultura popular. Ele convidou intelectuais e educadores para "revolucionar" a região. Foi quando ganhou o apelido de Pai Arraia.
Cordel e caatinga

A comissão de frente tomou emprestada o sofrimento e a redenção da literatura de cordel, com um cortejo fúnebre.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foi formado por Phelipe Lemos e Dandara Ventapane, neta de Martinho da Vila. Eles representaram a caatinga sertaneja.
A primeira ala da Vila Isabel mostrou a vegetação seca dos xiquexiques e mandacarus.
A paisagem criada pelas fantasias anunciou a chegada de Nicole Bahls, destaque de chão com roupa inspirada no sertão nordestino.
Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, desfila (Foto: Reprodução/TV Globo)
O carro abre-alas Miragens do Sertão continou mantendo a caatinga em primeiro plano, mas com o acréscimo de espelhos. Destaques sambaram vestidas como aves de rapina.
Da lama ao samba

A agremiação azul e branca prosseguiu com alas sobre carcaças de animais mortos, carcarás, beatos, casas de palha e mague.
O segundo carro simbolizou as palafitas e manguezais, em uma homenagem às populações ribeirinhas. Logo depois, veio a ala dos cortadores de cana. As baianas, por sua vez, representaram os canaviais.
Os coronéis e os camponeses vieram nas duas alas seguintes dando pistas sobre o terceiro carro, com uma grande usina.
A importância da educação foi o mote para a criação do quarto carro Servindo de Lição. Ele andou pela Sapucaí decorado com lápis gigantes.
As alas seguintes trouxeram para a avenida a cultura pernambucana, com menções à literatura de cordel, ao xaxado, à arte no barro e aos repentistas.
O teatro de mamulengos, apresentações dos festejos religiosos dos tempos coloniais, foi lembrado na ala seguinte. Ágatha Moreira, atriz destaque de chão, representou uma boneca.
O frevo e o bloco Galo da Madrugada deram um gostinho do carnaval pernambucano, assim como o sexto carro Uma Festa Popular.
Comissão de frente da Vila Isabel (Foto: Thiago Brandão/G1)
Segundo dia

Neste segundo dia de desfiles do Grupo Especial se apresentam Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz e Mangueira.
No domingo, desfilaram Estácio de Sá, União da Ilha do Governador, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca. Veja oresumo do 1º dia em vídeos, fotos, GIFs e textos.
Pela regras do carnaval do Rio, as escolas tem entre 65 e 82 minutos para se apresentar. São 9 os quesitos de avaliação: mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, bateria, harmonia, evolução, enredo, samba-enredo, alegorias e adereços, fantasia.
A campeã será conhecida na quarta-feira (10), quando acontece a apuração dos votos. A última colocada será rebaixada para a série A.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário