Durante turnê, Cláudio Rabeca, Maciel Salu, Renata Rosa e mestre Luiz Paixão percorram oito capitais. Foto: Agência Pavio/Divulgação. |
No show, que mescla as singularidades de cada um dos rabequeiros, garante o grupo, será possível viajar pelo universo particular da rabeca e a sua relevância entre as matizes pernambucana. A rabeca se desleva durante o espetáculo do tradicional mestre Luiz Paixão, ao ouvido "forasteiro" de Renata Rosa, entre solos, duetos ou com os quatro em cena ao mesmo tempo.
Idealizador
A ideia partiu de Cláudio Rabeca, realizador do disco Rabequeiros de Pernambuco, que compilou em 2011 o registro sonoro de 24 instrumentistas do estado. Músico desde 1999, leva na assinatura o encanto por instrumentos de cordas como rabeca, viola de 10 cordas, violão e guitarra, além da percussão popular. Ele toca no Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e é rabequeiro da banda Quarteto Olinda.
O projeto é patrocinado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário