Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Música: Som da Terra >> Projeto Vitrine retorna com Gonzaga e Noel

Banda Som da Terra reabre shows com espetáculo que conversa entre dois dos mais populares gêneros do país, o forró e o samba

Imagem: Hans Von Manteuffel/Divulgação

 Com o espetáculo Rei e Menestral, Gonzaga e Noel, a banda Som da Terra promove uma conversa entre dois dos mais populares gêneros do país, o forró e o samba. O bate-papo do malandro do morro com o sertanejo valente se concretizou no ano passado, com as comemorações pelos 102 e 100 anos dos talentos, respectivamente. Na próxima segunda-feira, dia 29, o grupo pernambucano inicia a temporada 2013 do Projeto Vitrine, no auditório dos Diários Associados, a partir das 16h30, apresentando a turnê.

"É uma homenagem diferente e ousada. Estamos propondo um dueto inédito na música popular brasileira", vende o vocalista Rominho Pimentel. Mais difícil do que interpretar os gênios no palco foi selecionar as músicas para o especial. "Idealizamos faixas que, na nossa concepção, seriam as melhores, embora seja difícil apontar". De Gonzagão, tem a já esperada Asa branca, Algodão, Vida de viajante eRiacho no navio. Noel é lembrado por Fita amarela, Conversa de botequim e Com que roupa?. Não há blocos separando músicas de um artista de outro. A cada dois forrós, entram dois sambas.


"A ideia é que um leve o outro pelo Nordeste, Sul e Sudeste, o que deve acontecer ao longo do ano, pois já estamos inscritos em alguns festivais, como os de inverno de Garanhuns (PE) e Ouro Preto (MG). Para 2014, o Som da Terra prepara um CD de carnaval e de São João. Os trabalhos serão adiantados para que a banda se dedique integralmente à produção comemorativa de seus 40 anos, datada para iniciar no dia 12 de julho de 2015. O novo trabalho já tem nome, Todas as faces, e vai compilar todos os anos de carreira. "Queremos voltar a ter uma projeção nacional com este trabalho", adianta o vocalista.

Embora o resgate da história do grupo esteja previsto para daqui a dois anos, a nostalgia já toma conta dos músicos. “Nossa trajetória foi de muito sucesso. Começamos com uma música que foi tema de novela, Terra de Lampião, e depois veio Balança o saco, uma faixa que nos fez vender 140 mil cópias em 60 dias do disco No meio do mundo”, lembra Rominho. A verdade é que o momento atual do Som da Terra pouca lembra o dos primeiros anos. O grupo costumava tocar em casas noturnas, como o No meio do mundo. Passou 13 anos fazendo as honras do bar. Com o crescimento da equipe (foi de 6 pessoas para 21), preferiu se reservar aos trabalhos de maior porte. Certo mesmo é que, há anos, o show termina balançando o saco.


Serviço
Som da Terra no Projeto Vitrine
Onde: Diários Associados (Rua do Veiga, 600,
Santo Amaro)
Quando: Segunda-feira (29), às 16h30

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário