Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Luto: Personalidades lamentam a morte de Paulo Vanzolini

Autor de 'Ronda' e 'Volta por cima' morreu nesta segunda-feira, aos 89 anos, vítima de pneumonia

O zoólogo e compositor Paulo Vanzolini Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo
RIO - Ícone do samba paulista e cientista respeitado internacionalmente, Paulo Vazolini era um homem de muitas facetas. Autor de mais de 70 canções e 150 artigos acadêmicos, alcançou reconhecimento nas duas áreas, embora se visse antes zóologo do que compositor. Modesto, fazia questão de dizer que a música era apenas um “hobby”.
— Paulo era fundamentalmente um zoólogo, fazia questão de deixar isso claro — diz o cineasta Ricardo Dias, ex-aluno de Vazolini e que registrou sua vida no documentário “Um homem de moral”. — Música ele fazia para encher o tempo, exercitar a memória, fazer exercícios linguísticos... Ele era antes de mais nada um cientista.
Após virar diretor do Globo Ciência, Ricardo Dias acompanhou Vanzolini na Amazônia, onde o compositor e o cineasta se tornaram amigos. Dali saíram três documentários: o curta metragem “Os calangos do Boiaçu” e os longas “No rio das amazonas”, sobre a viagem dos dois, e “Um homem de moral”, o primeiro a abordar a faceta de compositor.
— Foi uma pessoa muito importante pra mim, me marcou profundamente — comenta Dias. — Era uma pessoa especializada em cultura brasileira, de uma geração de grandes pensadores da cultura do país. A zoologia o levou a conhecer o Brasil.
Amigo de longa data de Sérgio Buarque de Hollanda, Vanzolini conheceu os irmãos Chico Buarque e Miúcha desde que eram pequenos. A amizade com a família Buarque de Hollanda iria continuar mesmo depois da morte do patriarca.
— O Paulinho viajava pelo interior do país para suas pesquisas científicas e aproveitava para pegar muita música desses lugares — lembra Miúcha. — Ele era um grande observador, tanto na ciência quanto na música. Era um grande contador de histórias, pegava essas histórias na noite e na boêmia. E também não tinha medo de entrar no mato, onde inclusive passou muito sufoco com onça.

O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário