Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Cinema: Filme inspirado em canção de Chico Buarque é "quase de terror", diz diretor

O que fazer quando a pessoa que você mais gosta e que vive ao seu lado manda uma mensagem (sim, mensagem) dizendo que não sente mais nada e que foi embora de vez? Chorar sem parar? Ir atrás? Sair sem rumo? A mulher do longa "Abismo Prateado", Violeta, interpretada por Alessandra Negrini, não sabe como agir, e o público não sabe o que esperar de suas ações.
"O filme tenta traduzir a sensação de alguém que acabou de ser abandonado", conta o diretor Karim Aïnouz, que construiu a história toda usando como base a música "Olhos nos Olhos", gravada em 1976 por Chico Buarque. Ele diz que a intenção do projeto era "ser a tradução de um trauma amoroso, quase um filme de terror".

Karim Aïnouz (à esq.), Alessandra Negrini (ao centro) e Chico Buarque, que fez a música que inspirou o filme
Karim Aïnouz (à esq.), Alessandra Negrini (ao centro) e Chico Buarque, que fez a música que inspirou o filme


Os outros personagens --vividos por Carla Ribas, Gabi Pereira e Thiago Martins-- cruzam o caminho da protagonista para mexer ainda mais com seu estado vulnerável, para o bem ou para o mal, ajudando a definir como será daqui por diante. Otto Jr., que faz o marido, aparece na primeira parte do filme e cria o clima dramático que está por vir. 

"Abismo Prateado" foi o vencedor da categoria melhor diretor no Festival do Rio e faturou os prêmios de melhor atriz, som e fotografia no Festival de Havana. Esse é o quarto filme de Karim Aïnouz, que também dirigiu "Madame Satã", "O Céu de Suely" e "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo".
No bate-papo abaixo, o diretor conta detalhes sobre o filme e diz que preferiu não falar com Chico Buarque durante a elaboração do roteiro para "não saber muito mais além da própria canção", e poder, assim, criar tudo livremente. O músico ainda não assistiu ao longa, mas verá a história em breve, em uma sessão especial. A estreia será nesta sexta-feira (dia 26).


Filme “O Abismo Prateado”, que estreia em 26 de abril, é inspirado na música “Olhos nos Olhos”, do Chico Buarque. Alessandra Negrini (foto) é a protagonista


LETRA DE "OLHOS NOS OLHOS"
 
Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci
Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos, quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
E que venho até remoçando
Me pego cantando, sem mais, nem por quê
Tantas águas rolaram
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você
Quando talvez precisar de mim
Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Olhos nos olhos, quero ver o que você diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz



FABIANA SERAGUSA
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário