Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 16 de março de 2013

MÚSICA / SHOW: Trepidant's faz show para gravação de DVD

Uma das bandas mais antigas, em atividade, do Brasil, os Trepidant's grava hoje, no Clube Português, DVD, com participações dos Pholhas, Dave McLean e Los Cubanos. O grupo começou em 1970 como Os Trepidantes, no bairro do Barro, no Recife, como um conjuntos de baile.
Geraldo Silva, o atual vocalista, trabalhava como motorista de caminhão em São Paulo, quando decidiu voltar ao Recife e montar, com a indenização recebida, um conjunto com os três irmãos e um amigo: “Naquela época, o rádio tocava 80% de músicas em inglês, e 20 de MPB. Então quando surgiu a oportunidade de a gente gravar um compacto pela Top Tape gravamos cantando em inglês”, conta Geraldo.
No início dos anos 70, os artistas mais bem-sucedidos do País eram os falsos importados. Fábio Jr, chamava-se Mark David, Jessé gravou como Tony Stevens, o recifense Evanilton virou Michael Sullivan. Geraldo Silva e os integrantes do grupo não adotaram nomes gringos. Quem mudou o nome foi o grupo para Trepidants: “Vem de trepidation. A gente não sabia inglês. Pedimos para um professor ensinar a pronúncia e gravamos”, conta o músico, que anos depois estudaria o idioma. O professor também se encarregava de traduzir as letras para que fossem liberadas pela Censura da Polícia Federal: “Nunca tivemos problemas com a censura, porque nossas música sempre abordou temas positivos”, diz ele.
A maioria das canções do Trepidant’s, cujo primeiros discos eram produzidos e arranjado pelo maestro Fernando Borges (já falecido), foi composta por Vicente Jr., hoje em carreira solo. Foram 16 álbuns. O grupo parou de gravar em inglês em 1977, quando a onda dos falsos importados morria na praia. Parte deste vasto repertório vai ser repassado hoje no Clube Português. Sem faltar o maior sucesso da banda, Remember me.

Asssista Ao Vídeo:

Trepidants Cantam Remember Me Em Seu 1º DVD - YouTube

José Teles
JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário