Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quinta-feira, 21 de março de 2013

MÚSICA: The Beatles, Quatro garotos que abalaram o mundo

Beatles lançaram álbum de estreia há 50 anos. Please please me foi o primeiro passo do quarteto para o estrelato

 Please please me é um álbum frenético. Foi gravado em menos de dez horas (ou exatamente 585 minutos). A ideia geral era aproveitar o sucesso dos singles Love me do/P.S. I love You e Please please me/Ask me why, que tinha todo o perfil de ser efêmero. Mas tratava-se do primeiro disco dos Beatles, que provou ter a história bem mais longeva do que os tantos outros grupos que, na época, faziam as garotas gritarem. Os feitos de Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon, que efetivamente foram marcados por esse primeiro LP, lançado em 22 de março de 1963, estão talhados em livros, páginas, documentários, aplicativos, jogos eletrônicos e memorabilia de vestuário à decoração.
Os quatro tinham pouco mais de 20 anos e foram catapultados em um mercado que já começava a copiá-los. Um disco se fazia mais do que necessário. As quatro faixas dos dois singles já estavam nas rádios e, faltando cerca de outras dez para fechar um LP, o produtor George Martin os colocou em uma das salas do estúdio Abbey Road, em Londres. A ideia era reproduzir a atmosfera do Cavern Club, pub de Liverpoool no qual os Beatles tocavam ao vivo para fãs saltitantes. O preço do projeto foi irrisório para a gravadora - cerca de 400 libras (cerca de R$ 1,2 mil, em valores atuais).
Please please me logo caiu no gosto popular e, dois meses após seu lançamento, em maio de 1963, chegou ao primeiro lugar da UK Top Chart. Manteve-se no topo por nove meses e só foi barrado por With The Beatles, segundo álbum dos Fab-Four. Temas relacionados a amores adolescentes, ora efêmeros, ora repletos de sentimentos eternos, davam a tônica das músicas. A pegada "feliz" era evidenciada até mesmo na capa, com os quatro sorrindo na escadaria da sede da gravadora EMI, em Manchester Square.
Oito canções foram de autoria de McCartney/Lennon - creditadas exatamente nessa ordem e não como seria costume depois, Lennon/McCartney. A dupla fez o vocal principal da maioria das faixas. O jovem e exímio guitarrista George Harrison ainda não tinha despertado seu lado compositor (o caçula da banda assinou Something, no álbum Abbey Road, de 1969, que se tornou a segunda canção mais regravada dos Beatles, depois de Yesterday, de Help!, 1965).
Em Please please me, Harrison recebeu como agrado de John e Paul o vocal da leve e doce Do You want to know a secret? e de Chains, enquanto o baterista Ringo Starr ficou encarregado pela interpretação da agitada Boys, cover de Dixon e Farrel. Era o começo do começo, quando o mundo dos Fab-Four tinha resquícios de skiffle, o rock da década de 1950. Mas Please please me já carrega um não-sei-o-quê que atrairia multidões e as levaria a ouvir diversas outras vertentes não apenas do rock, gravada em discografia extensa, mas de comportamento e filosofia de vida.


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário