
A 30 de Novembro de 1979, os
Pink Floyd lançavam o seu décimo primeiro álbum de estúdio, que viria
complementar um percurso absolutamente estrondoso da banda britânica durante a
década de 70. Depois de um trabalho árduo na procuro do sucesso, o estoiro com Dark Side of The Moon em 1973 foi o
início de uma das mais belas eras da música rock. Wish You Were Here, álbum de 1975,
que seria uma homenagem ao líder emérito Syd Barrett, afastado da banda numa
fase ainda primordial devido ao excessivo consumo de LSD, conseguia
complementar esse mesmo sucesso que ainda teria muito para durar. Animals, álbum de 1977, traria consigo letras com críticas bem
expressivas às políticas mais recentes no Reino Unido como sinais de uma
hegemonia notória da liderança de Roger Waters na banda, enquanto vocalista
principal, baixista e letrista.

São muitos aqueles que lhe
atribuem os louros pelo sucesso dos Pink Floyd durante os anos 70, tornando-se
no principal rosto da banda após a saída de Syd Barrett. Contudo, o sucesso dos
Pink Floyd durante esta década não seria o mesmo sem o carismático David
Gilmour, vocalista e guitarrista responsável pelos solos de guitarra mais
sublimes que existem no universo do rock, Richard Wright, teclista e vocalista
ocasional, e também Nick Mason, baterista e único membro presente em todos os
álbuns da banda. Para além de ser um álbum duplo com 26 faixas no total, embora
com uma capa simples de uma ilustração de um muro com as palavras “Pink
Floyd The Wall”, esta seria a confirmação de que a banda
britânica conseguiria alcançar uma posição e um legado importantes na música,
não só devido à excelência musical, mas também ao lirismo marcado por temas
políticos e sociais que seria altamente marcante para as gerações que
testemunharam a sua ascensão. É também com este álbum que se confirma que a
década de 70 foi um passeio pelas estrelas para os próprios Pink Floyd, onde conseguem
adquirir um estatuto lendário na música rock que hoje é bem reconhecido.

Ilustração de Marta Nunes – CCA (@martanunesilustra)
A história de The Wall terá
surgido durante a tour do álbum Animals quando
um grupo da plateia que estava em frente ao palco mostrava-se em êxtase perante
o espetáculo, tendo irritado o próprio Roger Waters. Ao agir de cabeça quente,
no meio das emoções e do clima que o concerto proporcionava, terá
inesperadamente cuspido na cara de um dos membros desse grupo. A reacção do
público foi de choque e de repulsa, o que levou a que Roger Waters tivesse o
desejo de criar um muro entre o palco e a plateia após tal acto obsceno. Talvez
este tenha sido apenas o episódio que alimentou a ideia de Roger Waters
construir muros e de criar um álbum musical que abordasse a realidade dentro e
fora dos mesmos. No fundo, porém, acabaria por ser muito mais do que isso. A
história de vida do músico, que nunca conhecera o pai, que morreu em combate na
Segunda Guerra Mundial quando apenas tinha cinco meses, assim como o seu avô
que morrera na Primeira Grande Guerra, foram os alicerces da criação deste
trabalho musical. A sua ascensão como estrela rock, o seu passado e os mais
recentes acontecimentos na sua vida inspirariam na criação de uma ópera que
abordaria diversos temas com letras fortes e com cariz político por detrás, a
meio de um século repleto de transformações políticas altamente marcantes e com
muitas outras ainda a acontecer.
A história em torno de The Wall teve um impacto tão grande que levou a
que Alan Parker realizasse o filme intitulado com o mesmo nome, onde Pink,
personagem interpretada pelo músico Bob Geldof, dá vida ao álbum projectado no
grande ecrã. The Wall vendeu cerca de 30
milhões de cópias em todo o mundo, sendo o segundo álbum mais vendido da banda
apenas superado por Dark Side of the Moon.
A produção, sob a alçada do produtor canadiano Bob Erzin, conhecido pelo seu
vasto trabalho com bandas e intérpretes conceituados, impulsionaria ainda mais
o sucesso e a visibilidade do álbum. Os desenhos característicos da autoria do
cartoonista Gerald Scarfe que aparecem em forma de animação no filme e nos
concertos, as letras das canções que relatam uma história de alguém que perde o
pai em combate, tal como Roger Waters, é oprimido pelos professores na escola,
demasiado protegido pela mãe e traído pela mulher. Tudo isto deu origem a uma
autêntica epopeia musical à volta de um muro que vai crescendo à medida que o
disco vai girando.

O álbum encontra-se dividido em dois discos: o
primeiro trata a construção do muro com os tijolos, que lhe conferem uma maior
dimensão a cada canção e o segundo trata aquilo que se passa do outro lado
desse mesmo muro quando este já se encontra completo. Nos espetáculos ao vivo,
que ocorreram apenas em quatro cidades após o lançamento do álbum (Londres,
Nova Iorque, Los Angeles e Dortmund), a encenação teatral e de efeitos
conseguiram ter uma influência predominante no público, sendo mais conotado
como um espetáculo em forma de ópera onde as personagens da história aparecem
em palco do que propriamente com um concerto de música rock. Numa carreira
posterior a solo, Roger Waters aproveitou a queda do muro de Berlim em Novembro
de 1989 para correlacionar com o seu muro, realizando em 1990 um concerto com a
sua banda que contou com a colaboração de vários músicos de renome. Anos mais
tarde pegou na sua banda e fez uma digressão mundial com o álbum The Wall entre 2010 e 2013, dando exclusividade ao
álbum numa autêntica volta ao mundo quando passavam 30 anos desde o lançamento
do álbum.
A tour foi uma das mais bem-sucedidas e rentáveis
de sempre, tendo passado por Portugal nos dias 21 e 22 de Março de 2011 com
lotação esgotada, para além de ter valido um documentário mais profundo que
chegou aos cinemas em 2015 onde a digressão e a sua história de vida
revelam-nos um lado mais íntimo nunca antes visto. Deste modo, The Wall é mais um álbum mais próximo de um Roger
Waters a solo do que de um trabalho colaborativo dos Pink Floyd, como foram os
primeiros, pois é com ele que passa uma mensagem muito forte que continua a ser
ainda hoje a sua arma de combate aos diversos muros. O próprio tem-se mostrado
nos últimos anos um forte crítico em relação ao Muro da Cisjordânia (Israeli West Bank Barrier), tendo até escrito uma carta
ao representante de Portugal na Eurovisão, Conan Osíris, com rasgados elogios
ao cantor pedindo que não participasse no evento em Tel-Aviv, Israel, como
forma de protesto perante os conflitos na Faixa de Gaza e as acções israelitas
contra o povo palestiniano. Para além de tudo isto, Roger Waters tem sido uma
voz forte contra a actual gestão do presidente Donald Trump, pela suas
políticas e também pela proposta na construção de um muro entre os Estados
Unidos e o México, críticas essas bem visíveis no último álbum e na sua mais
recente tour. A verdade é que os assuntos abordados em The Wall permanecem tão actuais que é considerado
uma das maiores obras primas musicais de sempre, e quarenta anos depois
continua a ser ouvido como se fosse novidade de última hora.
É no desenrolar de uma melodia suave e tranquila
que surge um estouro instrumental, semelhante ao de um bombardeamento, dando
início ao espetáculo com a canção In The Flesh?. Com
um discurso apoteótico de Roger Waters, semelhante ao de um imperador no
coliseu romano, esta é uma abertura ao evento que irá prosseguir, sendo
encerrada com percussão intensa e enérgica de Nick Mason. Segue-se Thin Ice, dueto entre Gilmour e Waters que dá uma ideia
do nascimento da personagem, que através do gelo fino inicia o drama de uma
história de vida que se adivinharia diferente para uma criança acabada de
nascer. O compasso característico com os primeiros tijolos a alicerçar o muro
surgem com a Another Brick in the Wall Part I.
Os versos da canção “Daddy’s flown across the ocean / Leaving just a memory” dão repentinamente a ideia da
morte do um pai que partiu para uma guerra e que nunca mais regressou. É nesta
faixa que surge o verso “All in all it was just a brick
in the wall”, que, mais do que uma simples frase, é uma imagem de
marca do próprio álbum, principalmente no primeiro disco à medida que esse muro
vai sendo construído através do crescimento e da história de vida da
personagem.
Ao som das hélices de um helicóptero, surge a voz
de um professor com The Happiest Days of Our Lives,
que relata os tempos de escola em que a personagem foi altamente oprimida e
humilhada pelo seu professor, tal como alguns dos seus colegas de turma. Daí
que a faixa seguinte Another Brick in the Wall Part
II e o verso inicial “We don’t need no education”
conseguiram celebrizar o álbum e também a própria banda ao retratar o espírito
de revolta perante tal opressão. A canção é inicialmente interpretada por Roger
Waters, mas numa segunda parte surge um coro de crianças a repetir novamente o
mesmo cântico. Os versos “Hey! Teacher! Leave us kids
alone! / All in all, you’re just another
brick in the wall” acompanhados pelo teclado de Richard Wright
finalizando com um solo de guitarra à David Gilmour acompanham os tijolos que
vão compondo esse mesmo muro. Contudo, apesar das frases agressivas contra a
educação, esta não se trata de uma canção anti-escola, mas sim de uma canção
contra certos sistemas educativos a que muitos foram sujeitos. Além do mais, o
seu impacto conseguiu ser o suficiente para que ainda hoje seja uma canção
altamente marcante no rock dos Pink Floyd e nas gerações que testemunharam o
sucesso do álbum. As frases finais de uma grande algazarra entre alunos e o
professor, onde este repete “If you don’t eat yer meat, you
can’t have any pudding! How can you have any pudding if you don’t eat yer
meat?”tornam-se também uma das passagens mais marcantes do
reportório da banda britânica.
Segue-se Mother, uma canção
que trata um diálogo entre um filho, voz de Roger Waters, e uma mãe bastante
protectora, voz de David Gilmour onde uma série de questões são abordadas. As
questões nos versos “Mother do you think they’ll drop the bomb? /
Mother do you think they’ll like the song? Mother do you think they’ll try to
break my balls? / Ooooh aah, Mother should I build a wall?” voltam a
dar ênfase aos tijolos que se vão impondo nas canções seguintes. Goodbye Blue Sky, balada interpretada por David
Gilmour, amplia esse mesmo muro assim como Empty Spaces, interpretado
por Roger Waters. No filme e nas versões ao vivo, esta última canção
encontra-se associada com uma adicional chamada What
Shall We Do Now que esclarece as dúvidas quanto à decisão da
personagem Pink ao não ter outra alternativa que não seja a construção do seu
muro. As extravagâncias da vida de estrela rock surgem com Young Lust, onde a luxúria e loucura são exibidas numa
canção interpretada por David Gilmour e com o auxilio de Roger Waters no
refrão. Uma das raparigas desta canção surge em One of My
Turns cuja acção decorre no quarto da personagem, com a
introdução pela voz da rapariga acompanhada com o som do televisor ligado. A
meio da canção, uma explosão emocional de revolta ocorre, ouvindo-se sons de
objectos a cair no chão e a partirem-se terminando com um estridente “Why Are You Running Away”, que dá sequência à
faixa Don’t Leave Me Now, onde o protagonista declara
uma canção de súplica à sua amada, dando a sensação de que esta o terá
abandonado de vez. É assim, após a perda do pai na guerra, a opressão do
professor nos tempos de escola, a posição demasiado protectora da mãe, a vida
de estrela rock já sem prazeres e a partida da companheira, que surge a
terceira parte de Another Brick In The Wall que
termina com uma generalização do mundo que o rodeia no seu muro já praticamente
completo, onde se repete de forma intensa a frase “All in all it was all just
bricks in the Wall”, sendo que a despedida e a oficialização desse
muro ocorrem na última faixa do primeiro disco: Goodbye
Cruel World.
O segundo disco trata a vida dentro desse mesmo
muro, havendo várias tentativas de comunicação entre o interior e o exterior.
Começando com Hey You, dueto entre Roger Waters e
David Gilmour e que conta com um solo sublime do guitarrista, trata-se de uma
das mais emblemáticas canções da banda com uma letra e um simbolismo bastante
fortes. A tentativa de contacto entre o interior e o exterior do muro continua
com o chamamento de Roger Waters em Is There Anybody Out
There, acompanhado pelo dedilhar da guitarra acústica de David
Gilmour. De igual modo, Nobody Home, canção
com o som de um televisor como fundo, conta com os desabafos da personagem, bem
como as tentativas de contactar a sua amada, que não atende as suas chamadas.
Após o foco na personagem, surgem as analogias aos episódios da segunda grande
guerra com Vera que relembra Vera Lynn,
cantora lírica (hoje ainda viva, com uns belos e esplendorosos 102 anos) que se
tornou célebre pelas suas canções durante esse mesmo período. A canção
seguinte, Bring The Boys Back Home, é
uma espécie de ópera que apela ao regresso daqueles que combatem nas guerras a
suas casas como um protesto contra os malefícios que as guerras acarretam,
destacando-se o verso “Don’t leave the children on their own, no, no”.
Esta canção lembra também as crianças que, tal como Roger Waters, nunca
conheceram alguns dos seus familiares mais próximos por terem perdido a vida em
combate.
É após esta ópera que surge o bater de portas, uma
mistura de vozes das personagens anteriores e ainda a voz de Roger Waters
proclamando novamente “Is There Anybody Out There” dando
início a uma das canções mais emblemáticas do álbum e considerada uma das
maiores obras primas da música rock. Estaremos a falar certamente de Comfortably Numb, que consiste numa espécie de conversa
entre um médico e um paciente através dueto entre Roger Waters e David Gilmour.
Após a interpretação que termina com os versos mais fortes da canção “The child is grown / The dream is gone / I have become comfortably
numb” surge um solo absolutamente magistral de David Gilmour
que é considerado por muitos como o mais belo solo de guitarra de todos os
tempos. Sublime, poderoso e arrepiante, a performance da guitarra de David
Gilmour em Comfortably Numb foi
provavelmente o maior trabalho do guitarrista britânico que, apesar da
liderança predominante do Roger Waters na banda, transmitia uma alma musical
apaixonante nos álbuns e nos concertos dos Pink Floyd. Este solo de guitarra
permanece inacabado na versão de estúdio contando com diferentes versões quando
é interpretada ao vivo, o que faz com que esta canção seja uma peça muito
especial da música rock.
Fonte: comunidadeculturaearte
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