Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Prefeitura de Monteiro homenageia a ‘Cascavel do Repente’

pinto-do-monteiro Prefeitura de Monteiro homenageia a ‘Cascavel do Repente’


 “Pinto de Monteiro nos deixou um legado imensurável, temos sempre que lembrá-lo para que as futuras gerações conheçam o que é uma cantoria e a beleza da poesia e nunca esqueçam a ‘Cascavel do Repente’, o nosso glorioso Pinto de Monteiro”.

Com estas palavras a prefeita Anna Lorena relembra neste dia 21 de novembro, o aniversário de 125 anos um dos maiores ícones da cultura popular do nordeste e o maior do município, Pinto do Monteiro.

Filho de um tropeiro com uma doméstica, Pinto experimentou muitas profissões, antes de se dedicar inteiramente à viola e cantar para divertir, encantar e fazer pensar uma multidão que o admira através de seus versos passados por gerações.

Dentro das homenagens a ‘Cascavel do Repente’, a Prefeitura Municipal de Monteiro, por meio da Secretaria de Cultura, realizam na próxima quinta-feira, 28, durante a abertura da Expo Monteiro, uma noite de homenagens ao poeta Severino Lourenço da Silva Pinto, mais conhecido como ‘O Pinto de Monteiro’.

Na manhã desta quinta-feira, 21, a prefeita Anna Lorena também emitiu uma nota a respeito dos 125 anos do poeta monteirense, confira:

Homenagens são mais que merecidas neste dia. Mantemos a memória de tão importante personalidade da nossa cultura em nosso município e memória através de nossas ruas e praças, no importante Campus universitário da UEPB, enfim, continuamos cumprindo e mantendo a saudosa lembrança daquele que levou o repente e a cultura popular da cidade de Monteiro à níveis de referência.

Filho de um tropeiro com uma doméstica, Pinto experimentou assim como muitos de nós procurou em muitas profissões algo que somente a viola poderia lhe dar, a inspiração e a companhia para contar seus contos, seu dia a dia e suas experiências que nos surpreende até hoje.
Monteiro é berço de cultura e muito se orgulha deste homem que derramou a sua maravilhosa mente em versos nos brindando e elevando.

Cultura popular
Para alegria dos amantes da cultura popular, Pinto deixou sua voz registrada em dois LP’s — Pinto do Monteiro: Vida, Poesia e Verdade, produzido pela Fundação Joaquim Nabuco, e Pinto de Monteiro e Zé Pequeno: acelerando as asas do juízo, selo independente. Há, ainda, sua imagem e voz em inúmeras fitas de vídeo, Super-8, cassete, cinema.

Fonte: O Pipoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário