Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Memórias do cangaço: "Serra Grande - Palco de uma das grandes batalhas do cangaço", por João de Sousa Lima.


O CANGAÇO

SERRA GRANDE - PALCO DE UMA DAS GRANDES BATALHAS DO CANGAÇO.

Quem estuda e pesquisa o assunto cangaço, com certeza já ouviu falar no famoso COMBATE DA SERRA GRANDE, local em que Lampião e seu bando travou um dos mais sangrentos e bem sucedidos combates, contra Forças Policiais pernambucanas, de toda sua vida cangaceira.

Nesse combate Lampião mostrou toda a sua habilidade e astúcia em guerrilha, o seu grupo formado por 80 cangaceiros enfrentou e destroçou a super volante formada por aproximadamente 320 Soldados (Esse número nunca foi totalmente contabilizado), mas sempre é apresentado em uma proporção de 04 Soldados para 01 Cangaceiro.

Vários “Nazarenos” participaram desse ferrenho combate que foi comandado pelo major Theóphanes Ferraz Torres.

Entre os grandes comandantes dos diversos grupos estavam o Capitão Higino Belarmino, Manuel de Souza Neto (Mané Neto), Sargento Arlindo Rocha e Euclides Flor.

O combate começou entre oito e nove horas e terminou às dezessete e trinta. Manuel Neto acabou sendo baleado nas duas pernas e por muito pouco não morreu. Calcula-se que mais de vinte soldados morreram nesse confronto. Da parte dos cangaceiros não houve baixas.

O rastejador da polícia chamado Ângelo Caboclo foi baleado e posteriormente morto pelos cangaceiros.

Mesmo a polícia contando com um grande contingente e ainda com o suporte de duas metralhadoras e mais ainda com grandes nomes que comandaram as volantes, esse foi o combate que mais desmoralizou as tropas do estado pernambucano.

Por: João de Sousa Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário