Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Homenagem » Há 55 anos, o Brasil perdia o maestro Heitor Villa-Lobos

Compositor ficou famosa pela forma genuína de fazer música. A data de nascimento do carioca é celebrada pelo Dia Nacional da Música Clássica, em março

Um dos mais consagrados compositores da música brasileira, Heitor Villa-Lobos foi vitimado por um câncer há 55 anos, no Rio Grande do Sul. O filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos é conhecido pela linha modernista na música, arte na qual desempenhou uma verdadeira busca pela linguagem sonora brasileira. 

O maestro participou da revolucionária Semana de Arte Moderna, em 1922, quando apresentou no Teatro Municipal de São Paulo composições como Segunda sonataA fiandeira e Num berço encantado.


No Brasil, a data de nascimento do músico é celebrada pelo Dia Nacional da Música Clássica. Ele nasceu no dia 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro.

A habilidade musical de Villa-Lobos começou em casa, quando seu pai, Raul, ensinou o menino a tocar viola. Com a perda do pai, aos 12 anos, Heitor já se apresentava nos teatros tocando outro instrumento pelo qual levava "jeito", o violoncelo.

Em maio deste ano, o espetáculo em homenagem ao carioca O nosso Villa - um musical Villa-Lobos foi atração do Teatro de Santa Isabel. No enredo, a mostra contava com quinze músicas de Villa-Lobos. O trenzinho do caipiraBachianas brasileiras,Uirapurú Sonhar são algumas criações famosas do artista.

Ouça a composição Bachianas brasileiras



Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário