Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Demissão » Produtores do estado falam da gestão de Marta Suplicy no Ministério da Cultura

Paulo de Castro, Ana Garcia e Melina Hickson dizem que falta investimento em Pernambuco
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, pediu demissão à presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (10). A senadora assumiu a pasta em setembro de 2012, no lugar de Ana de Hollanda. Em mais de dois anos, qual foi o reflexo da ex-prefeita de São Paulo para o Nordeste e Pernambuco? O Viver falou com três produtores culturais do estado.

Paulo de Castro, à frente do Janeiro de Grandes Espetáculos, diz que a saída de Marta Suplicy do MinC já era esperada. "Se ela fez alguma coisa, fez por São Paulo. Ela foi tarde." De acordo com ele, o investimento cultural do Governo Federal em Pernambuco é ínfimo. "A gente só conseguiu alguns editais e a participação foi quase zero", diz.

E continua: "Algumas ações foram feitas aqui no estado por Gilberto Gil (2003-2008), mas a passagem dela pelo ministério foi para tapar um buraco político", sugerindo ainda que o próximo ministro seria Juca Ferreira, que ocupou o cargo de 2008 a 2010.

Produtora do No Ar Coquetel Molotov, Ana Garcia não enxerga nenhum ganho para Pernambuco na gestão de Marta: "A gestão de Marta? A falta de gestão! Tecnicamente, o Ministério ficou desfocado, não teve ação significante. A Funart (Fundação Nacional de Artes) perdeu a função que tinha e ficou abandonada", fala.

"O próximo ministro tem que ter diálogo com os setores da produção, desde as artes visuais, moda, música... tudo! Ter discussões constantes para ver os pontos fracos." A produtora ainda destacou a participação regional na verba destinada a projetos culturais pela Lei Rouanet. "As empresas são concentradas no sul-sudete, então, quem decide são eles. É muito pequeno o que entra em Pernambuco. É um absurdo."

Responsável por grandes eventos musicais, Melina Hickson tampouco avalia bem a passagem da paulista pelo MinC. "Marta Suplicy entrou e saiu e a gente não viu nada de concreto." Mas elege uma ação como a mais importante. "Agora, o pessoal da Secretaria de Indústria Criativa conseguiu fazer alguma coisa, com o edital de intercâmbio, incentivo na participação de feiras internacionais, mas só de um mês para cá e isso não saiu diretamente dela".

"A gente espera que o próximo ministro venha para mudar radicalmente e tentar reverter o tempo perdido que foi essas duas últimas ministras da Cultura. Existe um hiato entre Juca Ferreira e essas duas (Marta Suplicy e Ana de Hollanda)", classifica.

O Ministério ainda não divulgou o nome do próximo ministro da Cultura.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário