ACREDITAMOS QUE A MUDANÇA
AINDA PODE SER FEITA!
Vimos, por meio desta, justificar o real motivo de nós, alunos do 3° ano único da ETE- PROFESSORA CÉLIA SIQUEIRA, nos recusarmos fazer a prova do SAEPE. Primeiramente, queremos pedir desculpas aos nossos professores que nos incentivaram a fazer essa prova, e que esperavam ver o resultado do seu trabalho. Agradecer pela confiança e estímulos dados a todos nós. Vocês nos mostraram que somos melhores do que pensávamos. Aos alunos da ETE- PROFESSORA CÉLIA SIQUEIRA, acreditamos que vocês também serão protagonistas de uma mudança que se faz necessária nesta escola. Apesar de no próximo ano, vocês não terem um resultado positivo em relação a essa prova, podem ter certeza que acreditamos que vocês entenderão os nossos motivos, visto que sabem o que todos nós passamos durante esses dois anos em que essa gestão incapacitada se encontra na escola.
Apesar de o prédio parecer externamente tão bonito, com estrutura dos sonhos e confortável, a realidade internamente é totalmente diferente, visto que a gestora, que diz ser uma pessoa democrática e ética, enche os funcionários, alunos e professores de ameaças, humilhações e desprezo, como se fôssemos fantoches manipuláveis à sua falta de ética e humanidade.

Queremos deixar claro que não fizemos a prova com medo de um resultado ruim, pois nós somos cientes que temos total capacidade para atingir um bom resultado. Capacidade esta que foi desenvolvida plenamente pelos nossos professores, nos levando a alcançar o 4° lugar no estado de Pernambuco e 2° lugar na Gerência Regional de Ensino, no Pacto pela Educação. Mas queremos destacar que o nosso principal objetivo que nos levou a não fazer a prova é o de chamar a atenção para um problema existente na nossa escola, e para que todos saibam a realidade que nos atinge. Pedimos a todas as autoridades e responsáveis pelo Programa de Educação Integral Profissionalizante, que procurem ver os fatos apresentados e comprovados e tomem uma atitude.
RAZÕES QUE JUSTIFICAM O NOSSO ATO...
· Falta de apoio da Gestão com nosso ensino (Nunca houve comprometimento para nos tornar melhores profissionais e muito menos se íamos ou não passar em algum vestibular e também não haverá cumprimento dos 200 dias letivos para nós do 3° ano).
· Falta de apoio da Gestão com o SSA (Para o 3° ano, não providenciou carro e nem lugar, colocando-nos em situação de risco, visto que o carro se encontrava com problemas no 2° dia).
· Falta de apoio da Gestão com o ENEM (As páginas nas redes sociais de várias escolas estão cheias de ações e incentivos aos alunos, enquanto nós da ETE nunca fomos tão desprezados, não recebendo sequer uma palavra de apoio da gestora).
· Falta de apoio da Gestão com a FORMATURA (A escola não nos deu e nem dará nenhum apoio em questão de organização e realização do evento).
· Mentiras que são contadas por aí (Que arranjaram o carro do SSA, que nos dão apoio à formatura, que querem nos ver na FACULDADE, que estão preocupados com o nosso ensino, apostilas que não são dadas e que nós temos de pagar com dinheiro e folha de papel, sem contar com a não utilização imediata dos recursos do PROEMI).
· Exclusão em todos os projetos internos e externos da escola. (Havendo restrição em treinamentos esportivos, grupo de dança, etc.).
· Nos tirou as aulas de estudo dirigido( fazendo assim que nos sobrecarregássemos com atividades e trabalhos e dando pouca liberdade para a construção de projetos ).
· Restrição das liberdades individuais (proibindo as meninas de usarem os banheiros por uma tarde, e de uma turma de ter o intervalo).
E os maiores motivos são:
Humilhações e ameaças constantes com funcionários, professores e alunos.
· Fala que vai devolver para o programa os nossos professores como se eles fossem objetos descartáveis de uso.
· Em uma ocasião, em uma atitude grotesca, jogou lavagem em cima de várias mesas, obrigando uma funcionária a limpá-las na frente de outros funcionários. Vemos nessa atitude um abuso de autoridade e, principalmente o desrespeito pelo trabalhador, posição que não deveria ser adotada por nenhum ser humano, principalmente por uma gestora de uma escola, levando ao descumprimento do regimento escolar, escrito pela mesma.
· Humilha constantemente os nossos professores sem motivos justos e, por muitas vezes, duvida do seu profissionalismo na frente de nós, alunos.
· Assedio verbal a alunos, proferindo ameaças e gritos.
· É uma pessoa incompreensiva que acredita ser dona da verdade e não consegue se relacionar bem com alunos e professores, tornando assim a convivência na escola insuportável e sem estímulos de alegria.
· Restringe os espaços e recursos da escola para alunos e professores.
· Atitudes têm revelado falta de apreço e preocupação com o bem estar de alunos e professores.
A pergunta que nós fazemos novamente é: Que tipo de EDUCAÇÃO ela quer nos passar? Que tipo de ser ÉTICO ela quer nos tornar? Onda se encontra o RESPEITO em suas ações? Quais MOTIVAÇÕES terão os alunos ao ver suas ações? Precisamos de respostas, pois a situação se encontra constrangedora, desmotivadora e incontrolável! Queremos a atenção de vocês pais, alunos e comunidade, para nos ajudar a resolver esse problema seríssimo que nós, enquanto escola, estamos passando.
Imaginem o quanto deve ser horrível ter que viver quase 10 horas dentro de um ambiente desmotivador, triste, cheio de insatisfações e medo. Nós saímos daqui todos os dias com todos os nossos professores, mas não temos a certeza se amanhã os teremos novamente, pois eles sempre são devolvidos ao programa sem nenhuma explicação e motivo justo. Acreditamos que esse tipo de humilhação é a defesa de uma mulher ignorante pela necessidade de se sentir superior. E diante disso, queremos MUDANÇA.
3° ANO!
BLOG CAUÊ RODRIGUES
Nenhum comentário:
Postar um comentário