Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Memórias do cangaço: Virgulino e os irmãos na escola


O CANGAÇO
VIRGULINO E OS IRMÃOS NA ESCOLA

"José Ferreira, apesar de sertanejo inculto, vivendo em meio atrasado, procurou dar aos filhos a educação primária. No ano de 1907, residindo em Situação do Riacho São Domingos, no município de Vila Bela, enviou os três filhos mais velhos: Antônio, Levino e Virgulino, à casa do Sr. Raimundo Gago, em Pitombeira, próximo à Vila Bela, a fim de que os meninos freqüentassem a escola pública do Professor Auchêncio Viana de Miranda. Sendo esta a primeira escola freqüentada pelos filhos de José Ferreira. Esta informação foi revelada pelo honrado sertanejo Antônio Gama.
Naquela ocasião, tinha Antônio Ferreira 12 anos, Levino, 11 anos e Virgulino, 9 anos de idade.
Em 1910, estudaram na escola particular do Professor Domingos Soriano de Souza, em Serra Vermelha, distrito de São Francisco ( hoje Pajeú). Dos filhos do agricultor José Ferreira, era virgulino o mais desenvolvido, apresentando visível sinal de inteligência que, apesar do pouco período de assistência escolar, ainda assim, aprendeu “a ler e escrever uma carta”.
José Ferreira tinha verdadeira dedicação aos filhos, sendo Virgulino o mais estimado no seu lar.
O tio Manoel Lopes também lhe tinha admirada estima. Por isso passou a criá-lo, ficando conhecido como o pai adotivo do sobrinho Virgulino ferreira".

Fonte: Transcrição do livro ‘LAMPIÃO, MEMÓRIAS DE UM SOLDADO DE VOLANTE’, LIRA,J. Gomes de. Recife, FUNDARPE, 1990, pg 21 
Foto Fotografia capturada na Escola Soriano em São Francisco( hoje Pajeú), PE, em 1908. Virgulino Tinha apenas dez anos de Idade. Autor desconhecido.

O Cangaço > Sálvio Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário