Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Música: Padre Marcelo Rossi, remixes de Roberto Carlos e Paula Fernandes superam vendas de Anitta

  • Em 2013, mercado brasileiro de música digital cresceu, mas não compensou a queda das vendas de CDs e DVDs
  • Por aqui, download pago de faixas e álbuns inteiros aumentou para 87,15%, enquanto mídia física encolheu 15,5%

  • Padre Marcelo Rossi e Anitta Foto: Arte

    Padre Marcelo Rossi e AnittaARTE

    RIO - Nem o "Show das poderosas" de Anitta foi páreo. Apesar de ter estourado em 2013, a cantora não conseguiu segurar as vendas de mídias físicas (CDs, DVDs etc) no Brasil em 2013. De acordo com o relatório anual divulgado pela Associação Brasileira de Produtoras de Disco, esta fatia do mercado caiu 15,5% com relação a 2012, ano em que Michel Teló emplacou sua "Ai, se eu te pego" entre as mais tocadas do mundo. Os campeões de vendas físicas em 2013 foram, respectivamente, o Padre Marcelo Rossi, o cantor Roberto Carlos (que lançou um EP de sucessos remixados), a cantora Paula Fernandes (com EP, reedição e disco ao vivo, ocupando a terceira, quarta e sexta posições) e, por fim, Anitta, em quinto lugar.
    — Essa queda já era esperada. Não tivemos, no Brasil, fenômenos de venda que puxassem o mercado físico como aconteceu há dois anos, com o Teló — explica Paulo Rosa, presidente da ABPD, que reúne as maiores gravadoras em atividade no país. — Porém, já esperávamos um crescimento nas receitas digitais, que vão ganhando cada vez mais importância.

    — Curioso é que nos mercados mais desenvolvidos, que puxam o mercado mundial, o ritmo de crescimento do mercado de download caiu nos últimos dois anos com o surgimento de outras alternativas de consumo de música online. A receita dos serviços de streaming aumentou em 51%. No Brasil, o comportamento foi diferente. O que determinou o crescimento do mercado digital foram justamente os downloads pagos, que cresceram 87,15% — compara Rosa.Em 2013, serviços de streaming, venda de download e a produção de material exclusivo para comercialização on-line cresceram 22,39% em relação a 2012, passando a ocupar 36,46% do mercado. Essa fatia equipara-se à média de consumo de música digital do mercado mundial, que atualmente orbita em torno dos 40%.

    Ainda de acordo com o presidente da ABPD, existe um potencial enorme no mercado brasileiro enorme para serviços de streaming por assinatura como os já existentes Rdio, Deezer, Tim Music e Napster e como o tão aguardado Spotify. Segundo Rosa, a empresa sueca já terminou suas negociações para entrar em mercado brasileiro e deve iniciar operações por aqui a qualquer momento.

    — Todos esses serviços precisam ainda amadurecer no desejo do consumidor. Eles são muito atrativos do ponto de vista da utilização, são práticos, mas é preciso que a grande massa de consumidores, usuários de internet e smartphones, perceba melhor a existência desses serviços —disse, que ainda projeta a vinda de outros gigantes como o iTunes Radio e o Google Music.

    Os maiores vendedores de CDs nos Brasil em 2013

    1. Padre Marcelo Rossi - "Já deu tudo certo"
    2. Roberto Carlos - "Remixes"
    3. Paula Fernandes - "Um ser amor"
    4. Paula Fernandes - "Edição especial"
    5. Anitta - "Anitta"
    6. Paula Fernandes - "Multishow ao vivo"
    7. Luan Santana - "O nosso tempo é hoje"
    8. Damares - "O maior troféu"
    9. Padre Reginaldo Manzotti - "Faça-me crer"
    10. One Direction - "Midnight memories"

    LIV BRANDÃO
    O GLOBO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário