Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Música: Viagem » Integrantes da Orquestra Criança Cidadã embarcam para a Alemanha

Jovens participam do Festival de Orquestras da cidade de Kassel, na Alemanha

Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
A mesma música que ultrapassou as barreiras da violência é aquela que irá apresentar um novo horizonte. Depois de mostrar a meninos e meninas que a vida poderia ir além das fronteiras da comunidade do Coque, uma das mais carentes do Recife, as notas agora irão conduzi-los ao velho mundo. Pela primeira vez desde que foi fundada, há sete anos, a Orquestra Criança Cidadã (OCC) irá realizar uma apresentação no exterior. Um grupo de 21 músicos viaja, nesta segunda-feira, para realizar um concerto em homenagem aos 1.100 anos da cidade de Kassel, região central da Alemanha.

A missão é tocar no próximo dia 9 de junho em homenagem ao município alemão, levando clássicos do ritmo brasileiro, e participar de uma grande apresentação com os outros convidados. Anualmente, o festival World Orchestra Kassel reúne orquestras jovens de todo os continentes. Neste ano, a pernambucana será a única representante do Brasil e tocará ao lado de grupos da América Latina e da própria Alemanha. 

“Recebemos o convite no fim do ano passado da prefeitura e começamos a nos organizar para ir. Tivemos apoio para a compra das passagens e do auxílio que os alunos receberão durante a viagem”, explicou o maestro da OCC, Gustavo Paco de Gea.

Eles passarão uma semana no exterior e encontrarão o violinista João Pedro de Lima, spalla da OCC que está em intercâmbio na cidade de Osnabrück, sul da Alemanha, desde o começo do ano. Os ensaios para o evento começaram há uma semana. Na bagagem, as crianças e adolescentes levarão, além da ansiedade e felicidade pela oportunidade de compartilhar com outros jovens o amor pela música clássica, a responsabilidade de executar três melodias. Duas delas já estão incluídas no repertório habitual do grupo:Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Medley Brasil - um pout-pourri de Samba de verão (Tom Jobim),Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu) e do frevo O último dia (Levino Ferreira). A terceira será o prelúdio das Bachianas brasileiras Nº 4, de Villa-Lobos.

“Também ensaiamos outras que irão fazer parte do repertório do concerto oficial a ser realizado no dia 4 de julho, no Parque Dona Lindu, incluindo clássicos de Beethoven”, acrescentou Gustavo Paco de Gea. A OCC é dividida em três grupos e composta por 130 alunos. Em novembro do ano passado, outros 30 iniciaram os estudos de instrumentos de sopro.

Alice Souza - DP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário