Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 4 de maio de 2013

Poesia: Lamartine Passos, poeta e compositor



Lamartine dos Passos e Silva nasceu em 04 de outubro de 1961 em São José do Egito – PE. Filho de José Soares da Silva e Beatriz Gomes dos Passos e Silva, ambos também, poetas egipcienses.
O poeta faz referência à poesia como importante forma de linguagem.
Ainda criança, observava os poetas em rodas de glosas ou cantorias de viola e sentia que havia uma necessidade muito forte de se sublimarem os sentimentos através da arte de versejar. Os primeiros contatos com a técnica foram proporcionados pela professora Carminha Gomes.
Já em seu primeiro trabalho, VIDA-CARNIÇA, reflete sua preocupação pelo homem enquanto ser social em progressiva degradação.
Destaca a função da escola como importante fator de perpetuação e aprimoramento da nossa cultura. Crê na educação.
O poeta, também compositor musical, já participou de vários festivais de música em nossa região. Sempre exaltou a temática do social como um conjunto de indivíduos, motivo pelo qual nunca se afastou do assistencial.
Sua poesia questiona e busca o autoconhecimento enquanto prega uma nova conscientização social.

ALMA DUPLA

Ás vezes sinto-me de mim distante.
Mas induzido sempre a imaginar
Que o sentimento que aliena o instante
É tão normal quanto o que faz sonhar.

Não pode o triste envelhecer o constante.
Reger meu canto e assim me dominar
Porque, se o medo é contumaz, gritante,
Um tom maior insiste em me inspirar.

Se a poesia sempre foi guarida
Da alma escura que me mata em vida,
Também abriga a alma de encantar.

Em enquanto a dor e a remissão se fundem,
Dentro de mim dois seres se confundem:
O que me enterra e o que me faz brotar.


O SEM-NOME

Atroz, covarde, traiçoeiro, insano
Que sentimento sórdido, insensato.
Induz um homem a se negar num ato
E conceber a lógica do engano.

Maquiavélico, vil, leviano,
O pestilento rasga o seu retrato,
Oculta a alma atrás do anonimato
E se repete como ser humano

Na treva, busca destilar veneno
Sem se dar conta do seu  ser pequeno
Cada vez mais restrito,  encouraçado.

E até de si esconde o seu segredo.
Só não consegue se esconder do medo.
Porque medo é todo o seu legado.

Lamartine Passos

Fonte: Livro "Antologia dos Poetas Egipcienses" 
                           - Escola Oliveira Lima -
Cantigas e Cantos

Um comentário: