Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 25 de maio de 2013

Egipciense lança livro na Capital >> Cármen Beatriz Passos lança livro de poesias neste sábado

Nascida em São José do Egito, artista faz homenagem à sua terra e grita por justiça social em Filha da poesia

 

Pelo ditado popular conhecido em São José do Egito, "quem não faz poesia é louco, quem é louco faz poesia". Essa frase se aplica a Cármen Beatriz Passos, que lança seu primeiro livro, Filha da poesia, neste sábado, às 16h, na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem. A obra é uma grande homenagem à sua terra, São José do Egito, localizada no Sertão Pernambucano, e aos seus pais, de quem herdou o dom da rima. 

A professora de língua portuguesa e literatura nasceu no berço imortal dos cantadores de viola e conta que sua vida sempre foi rodeada por versos e sentimentos. "Quem vive em São José respira poesia o tempo inteiro. Os homens da cidade vão para a praça e falam mais sobre poesia do que sobre mulher e futebol", conta. 

"São José é um rio perene de emoções. Vivemos em um constante devaneio poético. Tudo pode ser motivo para poesia". 

 

O universo lírico de Filha da poesia é constituído por sonetos, décimas, sextilhas, que tratam de temas diversificados, abrangendo questionamentos sociais, políticos e educacionais. Em seus escritos, Cármen condena a hipocrisia e defende a solidariedade. Os versos traduzem seu mundo e gritam por justiça social, amor e perdão, inspirados por fatos do cotidiano. "O sofrimento dos outros me inspira. Diante das emoções, traduzo de forma realista, para seguir a vida sem ilusões", explica.

O evento de lançamento, neste sábado, reúne poetas de São José do Egito e artistas, com participação de As Severinas, Tonfil, Vinícius Gregório, Fred Didier, Nuca Sarmento, Kelly Rosa, Bia Marinho, Chico Pedrosa, Eduardo Abrantes, Marcos Passos e Junior Teles.

Ser plural 

Um eu lírico em mim se manifesta
Ora triste, ora alegre, ora saudoso,
Explorando meu ser enfeita a festa
Em meu eu submisso a um eu bondoso

Outra vez outro eu em mim contesta
E a tristeza com um tom mais vigoroso
Do final mostra apenas o que resta:
Um adeus que ressoa poderoso

Mesmo assim, agarrada à ilusão,
Os disfarces dos 'eus' se refazendo
Vão teimando, enganando a solidão

E se ornando de flores e canção
Mil auroras meus 'eus' seguem tecendo,
Pra enfeitar de alegria um coração.

de Cármen Beatriz Passos

Serviço
Lançamento de Filha da Poesia, de Cármen Beatriz Passos
Quando: Sábado, às 16h
Onde: Escola Técnica Estadual Cícero Dias (Rua Marquês de Valença, 410, Boa Viagem)DP
 
Pajeú da Gente
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário