Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 26 de março de 2013

POESIA: Pedro Amorim, o poeta dos vaqueiros

" Eu sou é Pedro Amorim        
Um dromedário incansável
Uma serra intransponível
Um  prédio inespugnável
Navalhas vulcanográficas
de Aço inoxidável."


Nasceu em 18 de setembro de 1921, no sítio Surubim, na divisa do município de Itapetim-PE com Desterro-PB, mas pegou na veia a poesia Itapetinense. Morou  em Itapetim , mais de 50 anos, filho de Jerônimo Correia de Amorim e de D. Teresa Maria da Conceição. Não é poeta de profissão, sua principal atividade é a agricultura. É um homem inteligente, simples, simpático e de uma boa comunicação com sua gente. Casou-se com D. Aurina, com a qual teve 8 filhos: Berenice, Jerônimo, Tarcísio, Raulino, Aristóbolo, Cristovão, Cléfira  e Bartira.  Pedro Amorim lançou um livro " O Poeta dos Vaqueiros". Faleceu no dia 27 d abril de 2011, antes de completar 90 anos na cidade de Itapetim.


Cantando com Lourival Batista:

Pedro Amorim

Faz você entrar no fosso
Que eu sou forte e sadio
Descer numa cachoeira
E tomar conta do rio
E fazer raiva ao corno
Qu’inda ficar no baixio

Louro do Pajeú

Eu em você me confio
Qu’inda cantando se apruma
Sua terra dá pra pouco
Seu sabão num dá espuma
E fora desse bigode
Num tem mais coisa nenhuma


Das cantorias e poemas realizadas por Pedro Amorim, destaca-se “Minha casa”, que é recitado por ele e por muitos outros cantadores, nos festivais e Vaquejadas da região. (Os dois primeiros versos)

.“Fui a casa onde criei
Meus oito filhos queridos
Mas com tristeza encontrei
Já uns cantos destruídos,
Tem de lado um umbuzeiro
E de outro um cajueiro,
No esquecido abandono,
As folhas sujas caindo,
Sinais de quem está sentindo
A separação do Dono.
.
Um curral desmoronando,
Uma cocheira estragada,
Um mourão velho deitado
E o resto de uma latada,
Em cujo ponto, antigamente,
briguei com touro valente,
Vaca Braba e barbatão,
Senti com rigoridade
A navalha da saudade
Retalhar meu coração…”

Assista Ao Vídeo: Minha Casa
Declamador: Pedro Amorim
Imagens: Bernardo Ferreira

Fonte: Itapetim.net
           Cantigas e Cantos

2 comentários:

  1. Pedro Amorim, um cantador que nos deixou muitas saudades. sou seu fã.

    neta - itapetim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gostaria de saber se vocês família do Sr. Pedro Amorim conhecem essas pessoas que vou descrever abaixo, se sim por favor me procurem no email: amorsorriso@gmail.com
      Otávio Ferreira de Amorim filho de Sara Ferreira de Amorim e Sebastião Ferreira. Irmãos Selina, Eunice, Lourdes e outros. Obrigada
      SARA AMORIM

      Excluir