Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Donzílio Luiz: Ranchos e Garranchos


Donzílio Luiz de Oliveira. Filho de José Luiz Alexandre e de Amara Alexandre de Oliveira. Nasceu no dia 5 de agosto de 1933. No Sítio Gameleira município de Itapetim –PE
Ainda criança já assistia e admirava as cantorias, principalmente, com os cantadores: João Severo e Pedro Amorim, de quem teve os primeiros incentivos. Por volta do ano de 1959, comprou a primeira viola e começou a cantar esporadicamente, no que continuou até 69, quando resolveu morar em Brasília –DF.
Chegando a Brasília, intensificou os trabalhos da cantoria, sem, no entanto dedicar-se exclusivamente à profissão de cantador.
Tem participações em várias coletâneas, gravou um CD, Publicou um livro e vários cordéis, é membro da ATL (Academia de Taguatinguense de Letras)  é filiado aos sindicatos dos escritores  do DF.  Verbete do Dicionário, Biobibliográfico dos Escritores Contemporâneos Brasileiros.
Começou escrever as primeiras poesias na época do colégio em Brejinho e em São José do Egito. Dando início a uma série de poemas e sonetos que se fora acumulando até hoje.

Ranchos e Garranchos

Entre paredes de ranchos
E fontes de água doce
Entre folhas e garranchos
Entre poetas criou-se
Suportando mil sufocos
Pisando em pedras e tocos
Por roças e capoeiras
Enfrentando bichos brabos
Calejando as mãos nos cabos
Das ferramentas grosseiras
.
As enxadas se afastaram
Pra dar lugar as canetas
E os garranchos passaram
Das roças às cadernetas
Quem rachou os calcanhares
Foi aos grupos escolares
A procura dos anéis
Quem na terra deixou riscos
Passou a deixar rabiscos
Sobre as pautas dos papeis.

Quem temeu cortar um dedo
E deixar sangue no rastro
Hoje passou a ter medo
Da língua de Criticastro
Quem perdeu roças inteiras
Fracassou de mil maneiras
Devido aos verões perversos
Tem temores similares
De perder mil exemplares
Pelo fracasso dos versos.

Donzílio Luiz

Cantigas e Cantos

3 comentários:

  1. Interessante a poesia de Donzílio, pois não conhecia este talento, ainda bem tem pessoas assim como voce que ainda acredita no resgate da nossa poesia e o da musica verdadeira. também parabens pela sua seleção musical, ouvi musicas que há tempo não ouvia outras que nem a conhecia. mei nome é patricia karla e sou de salvador. obrigado por colocar um blog nesse nível. continue colocando poesias e não deixe a nossa arte morrer. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, obrigado pelo comentário. Donzilio é um grande Poeta.
      Sei que é difícil manter um blog nesse formato, Mas, é prazeroso. Pois, o público na maioria das vezes procuram mais coisas atuais e esquecem-se das raízes culturais quanto da musica de boa letra como também da poesia escrita. É isso aí, continue vendo o blog, ele não é meu, ele é de todos.
      Abraço

      Excluir
  2. Olá....eu sou a Mundinha...lembra de mim....Donzilio adorei seu blog...lindosssss versos...esses dias Zenilo falou de vc..liga para mim..ele tem meu telefone. Saudades

    ResponderExcluir