Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Internet » História de Natal contada em cordel animado; assista ao vídeo

Produzido pelo publicitário Euriano Sales, "O nascimento de Jesus, um cordel de Natal" faz sucesso no período de fim de ano
Enquanto Euriano Sales construiu o texto, Meg Banhos ilustrou o cordel (Meg Banhos/Ilustração)
Enquanto Euriano Sales construiu o texto, Meg Banhos ilustrou o cordel

Dos doze meses do ano, o de dezembro é o mais bonito para o cearense Euriano Sales, 31. Autor do vídeoO nascimento de Jesus, um cordel de Natal, o publicitário de sotaque arrastado usou a paixão pela literatura matuta para contar o real sentido da data. O vídeo de pouco mais de seis minutos, um dos primeiros produzido e narrado por Sales, passeia por uma história bíblica, mas com tons universais. 


“A linguagem é popular e a temática, menos comum. No cordel, tem muitas histórias sobre política, personagens lúdicos, mas poucas a respeito do cristianismo”, explica. A primeira narrativa transformada em versos por Sales foi José, o governador do Egito. Em seguida, surgiu O nascimento. O publicitário construiu o texto, enquanto a sócia Meg Banhos produziu mais de 200 ilustrações em dois dias.

O talento combinado dos amigos gerou uma série de contatos com empresas e igrejas. Impulsionou, inclusive, a criação de uma agência, a Cordel Publicitário. O vídeo correu o país, assim como o autor. “Estava em São Paulo, em outubro, com alguns amigos, quando entramos no assunto do cordel. O pessoal pediu que eu narrasse um trechinho do vídeo. Comecei a ler e uma moça da mesa ao lado se aproximou, dizendo que já tinha visto. O nascimento chegou nos cantos que eu nem imaginava”, revela. 


 (Arquivo pessoal )

Com o auxílio de dicionários informais, Sales e Meg trouxeram para a atualidade uma história milenar. Zacararias, pai de João Batista, ficou sem falar “uma arruma de dias” por duvidar dos sinais de Deus. Isabel, mãe do profeta, “embuchou” com mais idade. O recenseamento virou contagem do IBGE. E Jesus teve até “chá de baby”. Mas ao invés de fralda, ganhou ouro. De chupeta, incenso. 


Como começou
Foi ainda na infância que o publicitário conheceu a literatura de cordel, apresentada pelo pai, José Eurípedes, um matuto do interior do Ceará. O patriarca não viveu muito. Fechou os olhos quando o filho beirava os 17 anos. Foi uma perda e tanto. As lembranças dos tempos de criança retornaram com força quando, na faculdade, o rapaz se viu envolvido com os conhecimentos passados pelo pai. Dai em diante, nunca mais largou o cordel. 

Assista ao vídeo O nascimento de Jesus, um cordel de Natal 


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário