Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

João do Vale

Nasceu no interior do Maranhão, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi já como compositor de versos. Aos 15 anos foi para o sul do país, parando em diversas cidades e arranjando empregos como garimpeiro, pedreiro, ajudante de caminhão. Em 1950 chegou ao Rio de Janeiro e empregou-se numa obra de construção civil no bairro de Ipanema. Como já tinha algumas composições, começou a freqüentar programas de rádio para mostrar suas músicas a artistas. Finalmente em 1953 Marlene gravou "Estrela Miúda", com sucesso. Outros intérpretes como Zé Gonzaga, Luís Vieira e Marinês também gravaram João do Vale. Participou do espetáculo "Opinião" em 1964, ao lado de Nara Leão e Zé Kéti, e nessa ocasião lançou seu maior sucesso, "Carcará" (com José Cândido), imortalizado na interpretação de Maria Bethânia. Também nessa época diversas cantoras como a própria Nara Leão ("Uricuri", "Minha História", "Sina de Caboclo") e Alaíde Costa ("A Voz do Povo") regravaram suas composições. Outros êxitos seus foram "Pisa na Fulô" (com Ernesto Pires e Silveira Júnior), "Aruera" (com Alventino Cavalcanti e J. Cândido), "O Canto da Ema" (com Aires Viana/ A. Cavalcanti), "Peba na Pimenta" (com José Batista/ Adelino Rivera), "Pé do Lajeiro" (com José Cândido/ Paulo Melo), "Na Asa do Vento" (com Luiz Vieira), "Pipira" (com José Batista) e "Forró do Beliscão" (Ary Monteiro).


Fonte: Last fm

Assista o Documentário: João do Vale - Muita Gente Desconhece
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário