Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Cultura Popular: Isabelly Moreira traz a força da poesia popular em seu primeiro livro

Em 'Canta Dores', a poetisa Isabelly Moreira reforça o seu serviço pela cultura popular dando voz aos cantadores.

Isabelly Moreira / (Foto: Divulgação)
Isabelly Moreira - (Foto: Divulgação)

“O meu primeiro livro tinha que dizer de onde eu vim, então o trocadilho que trago no título é um adianto para o leitor de que ali abordo o meu universo: a cantoria de viola e a poesia popular de toda uma terra”, iniciou Isabelly Moreira, sobre o seu primeiro livro Canta Dores, que será lançado amanhã (13/10), às 19h, na Plataforma de Lançamentos da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Canta Dores
Nascida em São José do Egito, Sertão do Pajeú, Isabelly é estreante em publicações de livros, mas, aos 24 anos, já é veterana na poesia. Crescida na rua onde viveu Lourival Batista e João Batista de Siqueira (Cancão), a poetisa, além de assinar cordéis como Carta a Tião e integrar o trio pé-de-serra As Severinas, realizou nos últimos anos dezenas de oficinas relacionadas à cultura do sertão pelo Nordeste, dando ênfase para temas como literatura de cordel e cantoria de viola, pilares primordiais dessa sua nova obra.
“Eu carrego a poesia não como obrigação mas sim como um compromisso. Assim, os versos que trago nessa obra, em sua maioria, foram feitos há um certo tempo, mas senti que precisava colocá-los antes dos que vim escrevendo recentemente, os qual vou guardar para uma próxima publicação”, destacou Isabelly.

Por Jefferson Sousa

Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário