Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Poesia: "Ivanildo Vilanova", por Aristeu Bezerra

ivanildo vilanova
Ivanildo Vila Nova é um dos mais populares cantadores nordestino, conhecido, entre outros trabalhos, pela composição Nordeste Independente, ao lado do parceiro Bráulio Tavares, e imortalizada em gravação da paraibana Elba Ramalho, no LP Do Jeito que a gente gosta, de 1984 – após cinco anos de censura.
Ivanildo nasceu em Caruaru, em 1945, e cresceu acompanhando o pai, o famoso repentista José Faustino Vila Nova, nas longas caminhadas da vida pelo mundo afora. Por influência da família, seguiu a carreira, tornando-se profissional aos 18 anos. Ele é um dos principais responsáveis pelo reconhecimento do ofício de repentista e cantador, deixando no passado uma época na qual não havia cachê, horário para apresentações, contratos e valorização da difícil arte de fazer versos de improviso.
Esse ícone do universo da cantoria tem participação em mais de 500 congressos, noitadas e torneios de cantadores. Ivanildo Vila Nova se destaca pela sutileza de seus versos, agilidade no improviso e pela imensa variedade de temas que aborda em seu trabalho. Selecionamos algumas estrofes desse mestre de versos afiados e na ponta da língua.
“Eu não sou tão importante
Como acham no presente
Nem gênio nem professor
Nem fenômeno diferente
Sou apenas o que sou
Um cantador de repente.”
“O meu corpo é um transporte
Que a natureza me deu
Os olhos são dois faróis
Cada perna é um pneu
A cabeça é o motor
E o motorista sou eu.”
“Quando canto vejo a negra
Claridade do luar
Vendo a flor colhendo beijos
Dos lábios frios do ar
E a praia enfeitando os fios
Do lençol verde do mar.”
“Abaixo da terra a cova
Acima da cova a cruz
Acima da cruz a vela
Acima da vela a luz
Acima da luz o céu
Acima do céu Jesus.”
“Quando eu perder a vontade
De cantar improvisado
Viola fica de luto
Com corrente sossegado
E o Nordeste decreta
Três dias de feriado.”
Ivanildo Vilanova
Aristeu Bezerra - Cultura Popular
Jornal Besta Fubana

Nenhum comentário:

Postar um comentário