Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

domingo, 27 de março de 2016

Memória: Renato Russo, completaria 56 anos de idade neste domingo, 27 de março.

O cantor e compositor Renato Russo completaria 56 anos de idade neste domingo, 27 de março. Para comemorar a data, o portal dedicado ao artista foi reorganizado e ganhou melhor navegabilidade. A ideia é facilitar o acesso dos fãs às informações sobre o ídolo. O carisma incomparável e a forma contagiante de se apresentar nos palcos, o tornaram admirado pelos mais diversos públicos. Além de “pais e filhos”, avós e netos ouvem e se identificam com a voz de Renato. As letras, de tão geniais, o imortalizaram como líder de gerações.
Visionário, desde que iniciou a carreira artística, em 1978, Renato mostrou sua extraordinária capacidade de traduzir sentimentos em palavras. Foi naquela época, com a formação inicial do Aborto Elétrico, que Renato Manfredini Júnior compôs o sucesso “Que País é Esse?. O hit, sempre relembrado pelos fãs, ganhou fôlego na voz de multidões que tomaram as ruas nas últimas manifestações do mês de março. O refrão é constantemente citado em artigos, reportagens, editoriais e nas redes sociais.
O maior ídolo do rock brasileiro é um fenômeno cujo sucesso não para de aumentar. Renato Russo se mantém no topo das paradas de sucesso e, num movimento ascendente, continua conquistando apreciadores e seguidores como se estivesse presente. Fãs clubes e legionários estão organizados por toda parte, organizando eventos em homenagem ao artista. São milhares de fãs no Brasil e mundo afora. Em 2011, a banda de Renato Russo ficou em terceiro lugar em vendas, entre os discos de catálogo da gravadora EMI, no mundo inteiro. Ao todo, já são mais de 30 milhões de discos vendidos, entre os oito álbuns de estúdio, gravados pela Legião Urbana, dois em carreira solo e quatro póstumos.
No ranking de direitos autorais, o compositor ainda é um dos 20 maiores arrecadadores do mercado fonográfico brasileiro. As músicas de Renato tocam nas rádios FMs e AMs de todo o país. Curiosamente, hoje, tocam mais do que à época em que foram lançadas. O escritório da Legião Urbana Produções Artísticas, no Rio de Janeiro, recebe, mensalmente, diversos pedidos para regravações das músicas de Renato Russo. São letras que se adaptam a quaisquer estilos musicais. Do rock ao pop, do sertanejo à música religiosa.
A empresa que administra a obra de Renato, comandada pelo filho e produtor cultural, Giuliano Manfredini, recebe dezenas de solicitações de editoras, anualmente, para incluírem as letras do artista em livros didáticos do ensino médio e fundamental, de todo o país. Renato Russo e Legião Urbana estão entre os primeiros colocados também em vendas no mercado digital brasileiro.
No seguimento literário, onde o escritor Renato Russo produziu bastante, ainda há muito a ser divulgado. O primeiro livro escrito por ele, “Só por hoje e para sempre”, foi lançado, no ano passado, pela Companhia das Letras. O exemplar, que iniciou uma série de cinco volumes, ficou em primeiro lugar em vendas no mês do lançamento, junho de 2015.
Na sétima arte, outra paixão de Renato, o artista foi o grande homenageado do 8º Festival de Cinema Brasileiro em Los Angeles, em setembro do ano passado. Foi a primeira vez que um músico recebeu uma homenagem neste importante festival norte-americano. A mostra exibiu a cinebiografia do cantor, videoclips e entrevistas. O encerramento do festival foi com um show da banda tributo Urbana Legion, idealizada por Egypsio, vocalista da Tihuana.
2016
Entre os projetos para este ano, provavelmente em outubro, quando completam 20 anos de sua morte, será lançado o segundo livro pela Companhia das Letras, um CD comemorativo e uma peça teatral. Para 2017, está sendo organizada, pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, uma grande exposição itinerante sobre a vida e a obra de Renato Russo.
Uma equipe multidisciplinar trabalha atualmente no reconhecimento, aprofundamento, organização e conservação do acervo encontrado no apartamento do artista, em Ipanema. São fotos pessoais, manuscritos de letras de músicas, desenhos, objetos e roupas de Renato. Para matar a curiosidade dos fãs, o MIS liberou uma prévia de como está o processo de catalogação desse material (http://goo.gl/vjwFGW).
Portal
Por enquanto, pela ocasião dos dois anos de criação do Portal Renato Russo (www.renatorusso.com.br), os fãs ganharam um espaço virtual mais informativo. O site passou por uma reformulação e agora tem formato mais próximo de um portal de notícias. Na barra de menu, na parte superior da home page, o visitante pode acessar a biografia, discografia, produtora, literatura, dramaturgia, ou entrar em contato com a Legião Urbana Produções Artísticas.
O Portal também está integrado com as principais redes sociais e permite compartilhamentos dos conteúdos pelo Twitter, Facebook, Youtube, Instagram, além da ferramenta de Busca. Na lateral esquerda, uma coluna dá acesso a músicas, agenda de eventos, espaço para os fãs e galerias de fotos (www.renatorusso.com.br).
Murilo Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário