Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 16 de maio de 2015

TURNÊ: Jorge Ribas leva samba pernambucano à Europa

Com shows marcados em Lisboa e Barcelona, sambista pretende promover a cultura afro-pernambucana em intercâmbio cultural

Ribas resgata africanidade do samba em shows / Divulgação

Ribas resgata africanidade do samba em shows

Divulgação


Importante sambista pernambucano, que há mais de 30 anos levanta a bandeira da cultura afro-pernambucana e luta pela retomada do samba nos espaços da cidade, o músico Jorge Ribas se prepara para embarcar no final do mês para a Europa. Com shows marcados em Lisboa e Barcelona, o cantor e compositor leva a tradição do batuque pernambucano para a abertura do verão europeu. 

Fruto de uma parceria com a ONG Ateliê Multicultural, a turnê de intercâmbio cultural, aprovada no Funcultura do ano passado, tem como objetivo difundir o samba pernambucano, em seus mais variados estilos.
“Desde o início, a gente sempre trabalhou focando muito na cultura afro-pernambucana. Porque o samba não é um ritmo único, mas um mosaico que agrega diversas leituras, indo desde o batuque duro da roda de samba até o refinamento da bossa nova”, afirma o músico que iniciou a carreira compondo e tocando afoxés, e que desde 1989 milita no Movimento Negro Unificado. 

“Desde aquele tempo a gente vem militando na causa, e o samba aparece mais como coroação da vida”, conta Jorge, que revela ter iniciado a carreira por influência dos pais, sambistas e foliões.

Na bagagem, ele leva o repertório afinado de seu último disco, o batuque do samba popular e muitas ideias para novos projetos: “Pra essa turnê, estou levando um repertório misto. Vou cantar algumas músicas do meu CD Meu recado, músicas novas e sambas populares de artistas como os velhos Cartola e Ataulfo Alves”, explica Riba.

Segundo conta, a turnê será dividida em duas etapas. A primeira com dois shows em Lisboa, no dia 31 de maio, na Praça de São Paulo, e no dia 5 de junho, abrindo as festividades juninas do Arraial da Mouraria; e a segunda, em agosto, na Festa mayor de Grácia, em Barcelona. 

“No primeiro momento, é um show mais popular. Já em Barcelona, vamos apresentar uma coisa mais autoral do meu trabalho, que é um resgate da africanidade do samba, no qual eu vou levando muito mais batuque e afoxé”, adianta. 

Além disso, Jorge Ribas pretende aproveitar o intercâmbio para iniciar a montagem do seu próximo trabalho. “Nós estamos saindo com o esqueleto dele pronto e vamos tentar colocar a carne nesta turnê. Durante as apresentações, farei takes de vídeos”, conta. O resultado final deve ser um minidocumentário e novo disco a serem lançados no próximo verã

Alef Pontes

alefspontes@gmail.com

JConline

Nenhum comentário:

Postar um comentário